No dia 04 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família – Dr. Jurandyr de Castro Coimbra, na Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, s/n, Bairro Jardim Zé Pereira, Campo Grande – MS, 79107-390.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:00 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)
A presente unidade fora inaugurada no ano de 2019, ou seja, é uma unidade de saúde com estrutura nova e devido a falta de manutenção os problemas foram se agravando e se tornando cada vez mais complexas de se resolverem. A unidade possui um funcionário do PROINC que atua na parte administrativa.
Ocorre que devido a falta de manutenção periódica surgiram alguns problemas, como: infiltrações na parede e teto; falta de luminária na entrada da unidade; não foi realizada a troca do padrão de energia, mesmo havendo o novo instalado; coluna do portão danificada, impedindo a abertura; falta de extintores de incêndio na unidade; no teto da farmácia e na parede da recepção, porta da entrada principal enferrujada. (Fotos 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
A unidade de saúde está com problemas na parte de recursos humanos, visto que a unidade possui três equipes médicas. A equipe médica está desfalcada, faltando um médico, ou seja, há necessidade de contratação de um novo servidor.
Na parte da odontologia ocorre o mesmo problema, a unidade possui três equipes, mas devido a falta de dois profissionais, somente um dentista está realizando o atendimento de uma área que abrange mais de 12 mil pacientes cadastrados. Também na sala da odontologia falta instalar uma cadeira, já foi informado que a cadeira está disponível, porém a justificativa para não ter sido instalada é a falta de servidores. (Foto 8)
O número de computadores da unidade de saúde é insuficiente, na odontologia o servidor levou seu próprio equipamento para a realização do trabalho e os computadores que a unidade possui são obsoletos, visto que são antigos e não passam por manutenção ou atualização constantemente, prejudicando assim a celeridade dos atendimentos. (Fotos 9 e 10)
Na parte dos banheiros falta acessibilidade, visto que não foram instalados equipamentos necessários na descarga para que pessoas com necessidades especiais os utilizem. (Foto 11)
No mais observamos que a unidade está muito bem estruturada, a autoclave responsável pela esterilização dos materiais está funcionando, bem como a limpeza está impecável.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 04 de maio de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS