No dia 09 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimaraes, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria no Poliesportivo Avelino dos Reis – Guanandizão, localizado na Avenida Presidente Ernesto Geisel, nº 6859-7341, Bairro Amambai, Campo Grande – MS, 79006-380.
O Poliesportivo foi inaugurado em 1984 e atualmente é utilizado para receber diversos eventos esportivos de cunho nacional e internacional, pois tem estrutura e capacidade suficiente para sediar eventos esportivos de grandes proporções.
Após ficar mais de 7 anos inativo, o ginásio passou por uma reforma de revitalização que fora inaugurada no ano de 2020 e receberia o evento Liga das Nações de Vôlei, porém o evento foi cancelado e o local ficou inativo novamente por conta da Pandemia da COVID-19.
No presente ano o ginásio voltou a receber grandes eventos esportivos, entre eles campeonatos nacionais de judô. Também é utilizado pela população para a realização de campeonatos amadores de grandes proporções.
O local está equipado para receber diversas modalidades esportivas, são elas: futsal, voleibol, basquete, lutas etc. Tem capacidade para acomodar mais de 8 mil pessoas, possuindo setor de cadeiras e arquibancada.
Mesmo tendo passado por uma reforma recentemente, alguns problemas pontuais puderam ser observados no ginásio, são exemplos: falta de acabamento na parede do corredor na entrada do setor 1; presença de pragas urbanas (pombos) que realizam suas necessidades fisiológicas no piso emborrachado da quadra esportiva, podendo danificar; fiação exposta próximo à quadra esportiva; placar eletrônico estragado. (Fotos 2, 3, 4 e 5)
O poliesportivo possui em sua área externa várias opções para a prática de esportes, no entorno do ginásio há uma pista de caminhada, academia ao ar livre, áreas para aula de ginástica oferecidas pela prefeitura, campos de futebol, quadra de areia e quadras de futsal e basquete.
Os maiores problemas estão na área externa, como podemos verificar nas fotos que seguem juntos ao presente relatório, as quadras estão com a pintura danificada; traves com a estrutura torta e enferrujadas; falta de lixeiras na parte externa. (Fotos 6, 7 e 8)
Na parte do telhado acima do setor 1, foi relatado o entupimento da calha e quando ocorre chuvas mais intensas há queda intensa de água dentro do ginásio, e caso esteja ocorrendo eventos, irá molhar o público presente.
Com relação a parte administrativa, há falta de funcionários para limpeza do local, pois o funcionário do Programa PROINC que trabalhava no período vespertino está de licença, deixando o quadro de funcionários defasado.
No mais, vimos que o local está muito bem estruturado, possui acessibilidade nas arquibancadas e banheiros, área verde está com manutenção em dia, a iluminação de LED está em perfeito funcionamento, extintores de incêndio dentro prazo de validade, possui sinalização nas saídas.
Em um contexto geral, apesar das adversidades acima elencadas, o complexo esportivo promove o devido lazer, integração e convívio social, entretanto percebe-se a carência na infraestrutura e manutenção do local.
Diante do exposto, visando às melhorias necessárias ao poliesportivo, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 09 de maio de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS