No dia 11 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Escola Municipal Virgílio Alves de Campos, localizada na Rua Jamil Basmage, s/n, Bairro Mata do Jacinto, Campo Grande/MS, CEP 79033-470.

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.

A escola foi reformada e ampliada em 2009 e atualmente atende, aproximadamente, cerca de 648 alunos. A instituição encontra-se em estado satisfatório de limpeza e conservação, constatado ao presenciarmos as áreas externas e internas limpas, bem como a estrutura física e pinturas preservadas, com algumas intercorrências em locais pontuais.

As salas de aulas encontram-se sem a climatização adequada, restando em um ambiente extremamente insalubre devido à quentura, necessitando da instalação de ar condicionado, proporcionando conforto térmico e melhoria no desempenho escolar. 

O muro lateral da instituição está com extensas rachaduras, encontrando-se com alto risco de desabamento, havendo a urgente necessidade de recuperação. Além disso, pisos manchados e trincados, bem como o forro deteriorado em determinados locais, requer, tão logo, oportuna manutenção.

A unidade, por ser uma construção antiga, ainda possui telhas de amianto nos telhados. Sendo assim, com o desgaste natural, as telhas encontram-se deterioradas, tornando-se imediata sua substituição. 

Devido à ausência de técnico de informática para ministrar aulas, a sala de informática está em desuso, fazendo as vezes de depósito de materiais. Com relação aos computadores e internet utilizados pelos servidores, ambos suprem às rotinas pertinentes à repartição, tanto ao setor administrativo quanto aos professores. Entretanto, há a precisão de aquisição de um computador e uma impressora para a biblioteca.

Os banheiros utilizados pelos alunos PNE necessitam da substituição do trocador, uma vez que acha-se consideravelmente obsoleto, sem condições adequadas para uso. Além do mais, devido à ausência de manutenção, banheiro para uso de alunos, encontra-se interditado.

A escola consta em sua equipe funcional, com 2 (dois) funcionários vinculados ao Proinc – Programa de Inclusão Profissional, atuando na manutenção.

Em um contexto geral, apesar das adversidades acima elencadas, a escola oferece um espaço completo, agradável e acolhedor ao estudante, entretanto percebe-se a necessidade de melhorias pontuais na infraestrutura e manutenção do local.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade escolar, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 11 de maio de 2022.

GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]