No dia 16 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Pronto Atendimento – Universitário, na Avenida Gury Marques, s/n, Bairro Universitário, Campo Grande – MS, 79060-532.
Chegamos à unidade de saúde por volta das 07:40 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e as demandas da unidade de saúde. (Foto 1)
A presente unidade foi inaugurada no ano de 2011, atualmente atende uma demanda de aproximadamente 1.200 pacientes por dia, podendo chegar a uma demanda de até 35 mil usuários por mês.
Como observamos, o maior problema da unidade são as infiltrações no teto da unidade, pois o telhado já foi condenado por engenheiros que realizaram vistoria na estrutura e para a resolução do problema somente realizando a troca de todo o telhado.
No dia 15 de maio a sala de hidratação ficou inundada durante a chuva forte que atingiu Campo Grande, haviam pacientes em atendimento que se molharam e tiveram que ser transferidos para outro local. Conforme relatado por munícipes, essas quedas de água dentro das salas de atendimento e alagamentos são constantes quando há ocorrência de chuvas fortes. (Foto 2)
A falta de manutenção do telhado, bem como sua estrutura danificada, as infiltrações causam mofo e deixam o ambiente insalubre para os funcionários e a população. Durante nossa visita, observamos que em vários pontos da unidade haviam baldes nos corredores por conta de goteiras após a chuva do dia anterior. (Fotos 3 e 4)
Os problemas de móveis antigos e cadeiras quebradas estão causando transtornos para os servidores e cidadãos, visto que além de possuir cadeiras suficientes para o trabalho, algumas estão em condições precárias de uso. (Foto 5)
Com relação as cadeiras da recepção utilizadas por pacientes, estão com a estrutura empenada e oxidadas, havendo relatos de pacientes que se feriram nas pontas enferrujadas das cadeiras. (Foto 6)
A unidade está com sua equipe de médicos, enfermeiros e dentistas completas, sendo 6 equipes de médicos pediatras, 6 médicos clínicos geral e 6 dentistas, mas devido a alta demanda de atendimentos, os pacientes aguardam por horas para serem atendidos. Um exemplo foi uma mulher que estava aguardando atendimento com sua filha há aproximadamente 3 horas.
Conforme demonstrado nas fotos que seguem junto ao presente relatório, a unidade sofre com alguns outros problemas pontuais, são exemplos: infiltrações nas paredes em diversos pontos; instalação elétrica de ventiladores precária; falta de vidros nas portas; assentos dos vasos sanitários quebrados; vidro da janela na emergência quebrada; falta proteção na mangueira de incêndio; portas enferrujadas; vazamento nas pias; tomadas com fiação exposta; lâmpadas queimadas; falta de portas nos banheiros da recepção; tomadas com fiação exposta. (Fotos 7 a 17)
Os computadores e teclados utilizados pelos funcionários são antigos, dificultando sua utilização e a celeridade dos atendimentos, além da quantidade insuficiente de máquinas, por tais motivos alguns funcionários, principalmente os médicos usam seus notebooks e impressoras particulares para dar agilidade ao atendimento da população. (Fotos 18 e 19)
A unidade possui duas autoclaves que realizam a esterilização dos equipamentos, bem como se tornou um polo de esterilização de várias outras unidades de saúde da cidade e devido a falta de manutenção consente, uma das autoclaves está com defeito há semanas. (Foto 20)
A farmácia responsável pela distribuição de medicamentos para os pacientes está interditada devido a problemas estruturais do telhado, causando transtornos para os pacientes que buscam medicamentos de uso diário. (Foto 21)
Segundo a administração da unidade de saúde, uma reforma geral está prevista para iniciar no mês de agosto do presente ano, porém ainda está em fase de licitação para escolha da empresa que será responsável pela obra.
No mais, a unidade está limpa e organizada, os servidores são todos muito educados e atenciosos com a população.
É possível observar que tais problemas continuam por omissão do Poder Público, bem como devido a falta de manutenção outros problemas estão surgindo constantemente. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 16 de maio de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS