No dia 17 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Olympio Leme Cavalheiro, na Rua David Corrêa Leite, nº 284, Bairro Núcleo Habitacional Universitárias II, Campo Grande – MS, 79071-310.

Chegamos à unidade de saúde por volta das 08:15 horas e fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. (Foto 1)

A presente unidade foi inaugurada em 2001 e atende cerca de 4000 pacientes que são cadastrados na região, recentemente passou por uma reforma no ano de 2019 na parte da pintura e conserto de infiltrações. A unidade possui quatro funcionários do PROINC que atuam na parte administrativa.

A unidade está muito bem estruturada, porém alguns problemas pontuais foram verificados, como: roda teto de gesso danificado por conta de infiltrações no laboratório; infiltrações no teto da recepção. (Fotos 2 e 3)

Os maiores problemas da unidade de saúde são a falta de médicos, visto que a unidade possui duas equipes, porém apenas um médico. A odontologia está com atendimento suspenso até o início do mês de junho, pois uma servidora está de licença maternidade e outro servidor de férias. Tais problemas causam transtornos aos cidadãos que procuram atendimento na presente unidade. (Foto 4)

A falta de computadores, bem como os computadores que a unidade possui são antigos que geram prejuízos aos servidores e aos pacientes, visto que a lentidão e defasagem de equipamentos tiram a celeridade dos atendimentos, principalmente nos consultórios médicos e consultórios de odontologia. (Fotos 5 e 6)

A farmácia não possui farmacêutico, apenas um dispensador que não tem autorização para a distribuição de medicamentos controlados e alguns pacientes a unidade mais próxima para a retirada de medicamentos controlados está distante do bairro. (Foto 7)

No mais, a unidade de saúde estava muito limpa, os extintores de incêndio estão dentro do prazo de validade e os servidores são muito atenciosos com a população que busca atendimento no local.

É possível observar que os problemas pontuais observados na presente unidade de saúde se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 16 de maio de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]