No dia 02 de junho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimaraes, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Escola Municipal Dr. Tertuliano Meirelles, localizada na Rua Aniceto da Costa Rondon, n.° 336, Bairro Jardim Anahy, Campo Grande/MS, CEP 79090-29.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
A rede elétrica da unidade de ensino é antiga e com a modernização de equipamentos eletrônicos e instalações de aparelhos de ares condicionados, há o sobrecarregamento de energia e subsequente queda da mesma, bem como queima de lâmpadas ou aparelhos, sendo necessária assim a substituição por outra fiação adequada.
A escola possui uma estrutura antiga e mesmo tendo passado por reformas e ampliações, encontra-se com infiltrações, rachaduras nas paredes e uma série de outros problemas que põe em risco os frequentadores da instituição.
Observou-se a instalação inadequada da proteção metálica lateral a quadra de esportes, visto que canaliza água pluvial diretamente para o interior da unidade. Destarte, no intuito de amenizar a vazão de água nesse local, fixaram papelão entre a grade e a janela deste local. (Fotos 2 e 3)
A sala de laboratório consta com inúmeros computadores, entretanto mais da metade encontra-se em desuso, ou por avaria ou ausência de componentes. Ainda nessa classe, há ocorrência de infiltração, algumas lâmpadas queimadas e cadeiras para uso dos alunos deterioradas.(Fotos 4 e 5)
A escola já foi invadida e furtada algumas vezes, sendo que em uma dessas invasões foram furtadas as torneiras de um dos bebedouros e outro foi depredado, restando em sua inutilização. Portanto, para atender à demanda escolar, requer o conserto ou aquisição do equipamento descrito, visando qualidade e saúde na rotina da escola. (Foto 6)
Como antes mencionado, as obras que foram feitas anteriormente não inclui a rede elétrica, o que afeta desfavoravelmente na rotina da instituição, tal como a ocorrência considerável de lâmpadas queimadas nas salas de aulas, corredores e na quadra de esportes. (Foto 7)
Nota-se na parte lateral da escola, um muro estruturalmente condenado, estando prestes a desmoronar. Ainda que esteja em uma área isolada, sem que haja trânsito de pessoas, torna-se urgente uma solução para essa irregularidade. (Foto 8)
A biblioteca apresenta-se organizada e aconchegante, entretanto demanda aprimoramento em seu acervo, com o investimento na diversidade de títulos, bem como no conserto da estrutura física, posto que apresenta infiltração, podendo danificar os livros dispostos neste local. (Foto 9)
As condições do piso, azulejo e teto da cozinha estão consideravelmente inadequadas e insalubres, com severos problemas de infiltração e problemas estruturais, como vazamento no esgotamento da água e a pia quebrada, sendo suportada por um pedaço de madeira. (Foto 11 e 12)
A despensa, repleta de mofo e infiltração, não consegue garantir a manutenção da qualidade, da segurança sanitária e a preservação das características dos alimentos durante o armazenamento. (Foto 13)
As caixas d’água dispostas sobre a cozinha e despensa, devido ao constante transbordo de água, propicia infiltrações e danos consideráveis nessa área. (Foto 14)
Na quadra esportiva, o piso e pintura já apresentam deficiências, que devem ser corrigidas, bem como a substituição de lâmpadas queimadas dos refletores. (Foto 15)
No intuito de salvaguardar o muro lateral da unidade, faz-se necessária a poda da árvore plantada no terreno ao lado, uma vez que esta encontra-se praticamente sobrepujada sobre o muro. (Foto 16)
Observamos que a escola, apesar das adversidades, está organizada e empenha-se em oferecer as melhores condições aos alunos e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade do bom andamento desta unidade, faz-se necessário soluções das intercorrências acima elencadas.
Diante do exposto exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 02 de junho de 2022.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS