I – DA VISTORIA

No dia 06 de julho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na UBS Dra. Eleonora Moura Quevedo Gomes – Silvia Regina, localizada na Rua Tordesilhas, Nº 688, esquina com Avenida Capibaribe, Bairro Silvia Regina, Campo Grande-MS, CEP 79103-491. 

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade de saúde e trazendo informações acerca das principais demandas.

Na respectiva unidade estão cadastradas 10 mil pessoas, onde está separada pelo distrito sanitário da região Imbirussu. Em média são realizados 360 atendimentos mensais, é oferecido assistência médica de clínica básica, odontologia, serviços de curativos, enfermagem, imunização, farmácia, entre outros.  

A estrutura física da unidade foi inaugurada no ano 1999, por ser uma construção antiga, a fiação elétrica do prédio não suporta a sobrecarga de aparelhos, como exemplo disso a câmara fria utilizada para o armazenamento de vacinas, não pode ser usada na unidade pois a energia insuficiente impede que o aparelho seja ligado corretamente.

Os materiais utilizados nos atendimentos aos pacientes estão sendo levados para uma outra unidade para serem esterilizados, pois a autoclave encontra-se estragada sem conserto.

Os computadores estão em número insuficiente para o uso dos funcionários onde os mesmos fazem revezamento para o uso dos computadores existentes, assim como a internet do local é lenta e de baixa qualidade.

Tivemos a informação sobre a falta de médico para completar o quadro de atendimentos, da mesma forma a carência de 2 odontologistas.

No consultório odontológico somente 1 equipe odontológica encontra-se realizando os atendimentos, onde o número deveria ser de 3 equipes em atividade.

Na área externa algumas árvores estão presentes, onde existe a necessidade que aconteça a poda dos galhos, pois o telhado tem sido atingido nos dias de ventos fortes.

A recepção utilizada pelos pacientes que  esperam atendimento fica no pátio da área externa do prédio e um bebedouro  que ficava instalado neste local  foi furtado durante a noite, no momento em que a unidade encontrava-se fechada e sem  a presença de guarda noturno.

II. DA CONCLUSÃO

Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes, mobiliário bem conservado, estrutura física com a pintura preservada,  assim como limpeza e organização dos espaços. Entretanto, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais acima elencadas para que seja mantida a melhora nos atendimentos realizados.

Na parte estrutural a fiação elétrica merece muita atenção para que seja realizada a troca por uma fiação adequada ao consumo do local, uma câmara fria que no momento não está em funcionamento devido aos problemas elétricos é de extrema necessidade pois as vacinas devem ter a garantia de armazenamento correto e apropriado.

A autoclave que também é aparelho de muita importância e deveria estar em operação, pois os materiais que são levados para um segundo local para serem esterilizados, geram atrasos nos atendimentos aos pacientes devido ao tempo que esse processo leva para ser realizado.

O trabalho da equipe da unidade é quase todo alimentado em sistemas computacionais, e o uso de computadores e internet de qualidade é um fator importante para que esse trabalho seja realizado de maneira eficaz. 

A agenda de consultas está com a  lista de espera com a data para serem realizadas no  final do mês de agosto, e esse grande espaço de tempo para que os pacientes recebam os atendimentos deve-se à falta de equipe médica, da mesma forma a carência de 2 equipes odontológicas.

O telhado do prédio tem sido predicado com os vários galhos das árvores que necessitam de poda, para evitar que as telhas restem danificadas.

O problema com a falta de segurança não pode prevalecer, pois a unidade não deve ser mais uma vez furtada, pois esses furtos acarretam em prejuízo com os equipamentos que são levados. 

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade de saúde, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 06 de julho de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]