No dia 20 de setembro de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria no Centro Regional de Saúde Dr. Waldeck Fletner de Castro Maia – CRS Coophavila II, localizada na Rua. da Península, S/N, Bairro Coophavila II, Campo Grande – MS, CEP 79097-150. 

I – DA VISTORIA

Na unidade é possível ser realizado atendimentos médico e odontológico  de adultos e crianças de Urgência ou Emergência, farmácia, vacinas imunobiológicos, apenas de emergência (Antitetânica, Hepatite B e Anti-rábica), administração de medicação mediante receita médica – 24 horas, exames laboratoriais de urgência para pacientes em observação na Unidade.

 O quadro de colaboradores, assim como a equipe médica, contém 5 equipes e encontra-se completa, acontecendo o atendimento aos pacientes.

O mobiliário da instituição se apresenta em bom estado de conservação, não tem faltado computadores nem internet para o trabalho dos funcionários. 

A fachada e toda a pintura externa e interna das paredes encontram-se com aparência antiga e gastas, tornando o ambiente feio e desagradável.

No corredor que dá acesso a recepção, é possível ver que as paredes e teto estão com muitos pontos de infiltrações e mofo e falta de lâmpadas, da mesma forma nota-se o  desgaste das portas e da pintura.

Nos corredores encontramos as portas e janelas deterioradas, enferrujadas e sem pintura, como também lâmpadas queimadas, e o mais grave dos problemas é o telhado que contém vazamentos nos dias chuvosos, molhando toda a parte interna da unidade, foi colocada uma lona de cor preta, por debaixo das telhas para tentar sanar esses problemas, mas sem sucesso na resolução do dano.

A unidade conta com três salas de repouso, onde os pacientes ficam internados, mas somente uma delas contém ar condicionado, as outras duas dispõe apenas de um ventilador em cada uma.

Os pacientes estão sendo atendidos em um local onde as paredes e teto estão atingidos por infiltrações e mofo, esses fungos se multiplicam em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouco arejamento, onde é o caso dos espaços utilizados para o atendimento dos necessitados que buscam a unidade para atendimento médico.

O mofo e infiltrações estão presentes em todo espaço físico interno da unidade, nos banheiros e corredores.

A estrutura do mofo contém esporos que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o local. Portanto os pacientes e funcionários estão expostos ao risco de contraírem doenças causadas por esse fungo, os perigos que o mofo oferece, a saúde podem ser severos. 

O telhado e as calhas necessitam de reformas urgentemente, pois nos dias chuvosos a água escorre por quase todas as paredes internas, ocasionando as infiltrações. 

II. DA CONCLUSÃO

É notório que a precária estrutura física da unidade, necessita imediatamente de uma reforma e reestruturação do prédio, pois um local  que  é responsável pela assistência à saúde da população deveria ser agradável e acolhedor e seguro.

Por fim, observamos que a unidade está limpa e organizada, oferecendo o necessário atendimento aos usuários.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade de saúde, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 20 de setembro de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]