I – DA VISTORIA
No dia 22 de setembro de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil III Dr. Samuel Chaia Jacob – CAPS IJ III, localizada na Rua São Paulo, Nº 70, Bairro Bairro Monte Castelo, Campo Grande-MS, CEP 79002-270.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade de saúde e trazendo informações acerca das principais demandas.
O CAPS Infanto Juvenil oferece atendimento para crianças e adolescentes, com transtornos mentais e em situação de vulnerabilidade e o acolhimento transitório às crianças e adolescentes, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
A unidade realiza uma média de 600 atendimentos mensais, onde é oferecida assistência 24 horas por dia. O local conta com oito leitos de internação, encontra-se em ótimo estado de conservação, organizado com as áreas externas e internas limpas, os móveis conservados e em números suficientes. Entretanto, alguns problemas encontrados em pontos específicos necessitam de solução.
Observamos que as janelas não possuem grades de proteção, sendo essencial instalar telas de proteção, da mesma forma vimos a necessidade de instalação dessas telas em volta dos corrimões das escadas para ajudar a garantir a integridade física das crianças frequentadoras da unidade.
Encontramos um bebedouro muito utilizado pelos pacientes, mas este modelo existente está sendo inadequado para o uso de crianças, seria fundamental que a troca fosse realizada.
Outra grande dificuldade enfrentada pelos servidores, é a falta de internet compatível com a alta demanda, o local carece de uma distribuição de internet mais rápida e eficiente.
Com o alto número de atendimentos realizados na unidade, é gerado vários documentos que precisam de locais de armazenamento, mas no momento observamos a falta de armários e pastas, para manter os impressos arquivados.
O prédio onde o CAPS encontra-se instalado, não possui rampas de acesso, isso tem gerado uma certa limitação aos pacientes que necessitam dessa acessibilidade, cria também um transtorno aos servidores que precisam adentrar a unidade com pacientes em macas.
II. DA CONCLUSÃO
Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes utilizados pelos usuários, espaço físico suficiente para atender o número de pacientes, servidores empenhados em exercer um trabalho eficiente. Porém, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais na infraestrutura e manutenção dos locais acima citados.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade de saúde, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 22 de setembro de 2022.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS