No dia 06 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Dr.º Jorge David Nasser, localizada na Av. Paulista, 622-702, Bairro Jardim Nhanhá, Campo Grande/MS, CEP 79081-010. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma visto que por toda sua extensão nota-se severas infiltrações, áreas repletas de mofo, parte do forro danificada e rachaduras ocorrendo em sua edificação. Não obstante, a unidade defronta com a deficiência em insumos, equipamentos e profissionais da área de saúde.
Notória é a vulnerabilidade estrutural da unidade, corroborada em vídeos veiculados em redes sociais, expondo a calamidade quando da ocorrência de chuvas, onde esta fica completamente alagada devido às inúmeras vazões de água pela ineficácia de impermeabilização do teto, bem como pela ausência de manutenção nas calhas, as quais não suportam a dimensão de água e extravasam de forma irregular para dentro da repartição, prejudicando os atendimentos, sendo que por vezes estes são suspensos, até que a situação esteja normalizada, de forma que o ambiente esteja propício para tais procedimentos.
Na vista em comento, nos foi relatado que devido à queda de uma árvore localizada na parte frontal da unidade, houve a avaria de uma janela de um dos consultórios e que até o momento encontra-se sem conserto prejudicando a utilização deste local que encontra-se desativada. (Foto 2)
Na recepção observou-se a ausência de climatização, a estrutura do forro danificada, bem como a necessidade de instalação de toldo na entrada da unidade, visto que a janela instalada nesse setor é inteiramente vazada, facilitando a entrada de água pluvial, molhando todo o interior da repartição. (Fotos 3, 4 e 5)
Um dos consultórios da unidade encontra-se desativado pois está repleto de infiltrações, com a janela quebrada devido a queda de árvore, como já mencionado, bem como vazamento de água através da luminária quando da ocorrência de chuvas. (Foto 6)
Devido ao número insuficiente de computadores, bem como sua obsolescência, o atendimento da unidade resta por vezes prejudicado e moroso, sendo de suma importância a aquisição de mais equipamentos, visando agilizar e melhorar a prestação de serviços fornecidos na repartição. (Foto 7)
A unidade está severamente acometida por extensas proliferação de mofo em locais pontuais, tornado um lugar insalubre, sendo que deveria servir para cuidar da saúde da população e não apresentar um risco de agravamento e contaminação, atingindo e piorando as condições de trabalho dos servidores e de atendimento da população. (Foto 8)
No setor odontológico, notou-se a climatização irregular, visto que o ar condicionado, por ser antigo, não consegue atingir uma adequada temperatura. Ainda nesse setor, uma das cadeiras odontológicas encontra-se danificada, sendo necessário urgente conserto, pois para realizar os atendimentos à população, a unidade dispõe, no momento, de apenas uma cadeira no setor. (Fotos 10 e 11)
Na presente visita, observa-se, em determinadas salas e consultórios, a inexistência de equipamento para realizar uma adequada refrigeração, restando em ambientes extremamente tórridos, sem a mínima condição de utilização. (Foto 12)
Os sanitários atendem aos usuários e servidores da unidade, entretanto carecem de manutenção e reforma, uma vez que estão desgastados pelo uso, desprovidos de assentos sanitários e sem acessibilidade aos PCD´s. (Foto 13)
O depósito para materiais de limpeza está impregnado de mofo e com forte odor fétido, provocando incômodo aos servidores que utilizam deste local e um ambiente severamente insalubre. Nesse mesmo local, o ralo de escoamento de água, encontra-se sem a devida proteção, ficando suscetível a incidentes e possibilidade de aparecimento de pragas. (Fotos 14 e 15)
Inobstante a crítica situação estrutural da unidade, esta ainda se depara com a escassez ou ausência de equipamentos como termômetro, oxímetro, balança pediátrica e sonar, este último, com o auxílio de uma servidora da unidade que emprestou um equipamento de sua propriedade para que fossem realizados os atendimentos. (Foto 16)
II – CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 06 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS