Em 09 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Jeanne Elisabeth Vanderlei Tobaru, localizada à Rua Cascais, S/N, Jardim Botafogo, Campo Grande – MS, 79070-091. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 13.000 pessoas e realiza em média 1.200 atendimentos médicos por mês.
Foi nos relatado que há falta de um médico para que o quadro de pessoal esteja completo.
A recepção é organizada e com iluminação natural, apresenta o teto com pintura desgastada, com infiltração e mofo. Foi nos relatado que a calha é pequena e não comporta o volume de chuvas, causando o relatado problema. (FOTO 2 e 3)
A estrutura da área de enfermagem encontra-se deficitária com apenas uma sala para 4 profissionais, o ideal seria pelo menos mais uma sala para melhoria do atendimento. (FOTO 4)
Os agentes comunitários de saúde não possuem uma sala específica, utilizando a sala de multiuso, que possui apenas um equipamento de informática, as lâmpadas estão queimadas, as paredes com pintura deteriorada, apresentando infiltrações e com bolor. (FOTO 5 e 6)
A farmácia apresenta a falta de alguns medicamentos básicos como: dipirona e bromoprida, bem como alguns antibióticos.
O banheiro destinado ao uso do público em geral mostra-se limpo, com acessibilidade, mas o vaso estava sem tampa. (FOTO 7)
A sala de coleta apresenta armário avariado, com o fundo caído, podendo o material armazenado ser contaminado e tendo que ser descartado. (FOTO 8)
Os extintores da repartição estão com a data expirada.
II – DA CONCLUSÃO
A unidade mostra-se limpa e bem organizada. Faz-se necessário reparos em locais pontuais da repartição, bem como a substituição dos equipamentos de informática, para o melhor atendimento ao usuário e a celeridade na rotina dos servidores. São necessários reparos, como o conserto da calha da recepção, troca ou restauro do mobiliário avariado, recarga dos extintores vencidos.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 09 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS