No dia 10 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Maria Aparecida Pedrossian, localizada na Av. Manoel Padial, nº 390, Parque Res. Maria Aparecida Pedrossian, Campo Grande – MS, CEP 79044-470. (Foto 1)
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido.
I – DA VISTORIA
No setor de acolhimento da unidade, local onde é realizado o primeiro atendimento aos usuários, a climatização do ambiente é deveras irregular, posto que os ventiladores instalados estão inoperantes, sendo que para amenizar a temperatura do local, foram dispostos pequenos ventiladores sobre cadeiras, contribuindo em receber bem e de forma acolhedora o paciente, bem como em uma mínima qualidade laboral aos servidores. (Foto 2)
A sala de espera onde usuários aguardam o atendimento pretendido, é ampla, devidamente mobiliada, porém sem quaisquer equipamentos de arrefecimento. Não obstante, a arquitetura do telhado possibilita que, em dias chuvosos, suceda a vazão de água para o interior da unidade, alagando o setor e prejudicando os atendimentos. (Foto 3)
As salas do setor administrativo, consultórios médicos e odontológico encontram-se satisfatoriamente estruturados e equipados, bem como adequadamente climatizados propiciando um ambiente salutar durante os atendimento prestados neste local. (Foto 4)
Encontrou-se a farmácia devidamente organizada, provida e climatizada. Todavia, a unidade conta com um dispensador de medicamentos, o qual não possui a prerrogativa para distribuição de fármacos controlados, restando aos usuários dirigir-se às unidades de saúde mais próximas para serem atendidos. (Foto 5)
Observou-se, em locais pontuais da unidade, algumas paredes com diminutas infiltrações e pisos com trincaduras, causando desnível na estrutura, suscitando em prováveis acidentes. (Foto 6)
Os agentes comunitários de saúde não possuem quantitativo de computadores o suficiente, sendo disponibilizado apenas um equipamento para que possam concluir os trabalhos desempenhados junto à comunidade. Outrossim, os computadores e rede de internet em uso atualmente na repartição, prejudicam consideravelmente os atendimentos e a rotina dos servidores, visto que são obsoletos e morosos. (Fotos 7 e 8)
Nesta oportunidade, nos foi relatado que quando da ocorrência de chuvas na região, há instantâneo desligamento de energia prejudicando todos os atendimentos e a rotina da unidade.
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 10 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS