Em 12 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Nicolau Fragelli, localizada à Rua dos Narcisos, nº 20, Lar do Trabalhador, Campo Grande – MS, 79110-524.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 30.000 pessoas.
Foi relatado que há falta de dois técnicos em enfermagem, um médico pediatra e servidores para o setor administrativo, para que o quadro de pessoal esteja completo.
A unidade apresenta-se a estrutura física de forma geral muito comprometida, com rachaduras aparentes, pintura desgastada, com infiltrações e bolor evidentes.
O mobiliário em geral da repartição mostra-se antigo e excessivamente avariado, não conferindo apropriada segurança, bem como ergonomia aos servidores.
Observou-se na recepção espaço insuficiente para o acolhimento dos usuários, a climatização é inapropriada com ventiladores estragados e sem peças de reposição. Os equipamentos de informática são obsoletos, morosos e em número insuficiente para um atendimento adequado aos usuários. O mobiliário notou-se avariado. Foi nos relatado que há falta de material de expediente, tais como: papel sulfite, canetas, dentre outros.
Averiguou-se na sala de curativo falta de climatização apropriada e com janela oxidada.
Notou-se na sala de vacina que a câmara fria está estragada, as vacinas ficam armazenadas em caixas térmicas com temperatura controlada. Foi relatado ainda, que quando chove, a água das chuvas escoa pelas paredes.
Na sala de coleta foi verificado que há uma geladeira antiga oxidada e quando chove há escoamento da água pelas paredes.
Constatou-se no consultório de atendimento ginecológico paredes com fissuras evidentes e pintura desgastada. O banheiro de tal consultório apresenta azulejos caídos e rachaduras aparentes.
Reparou-se que os consultórios da unidade estão com a pintura desgastada, infiltrações, bolor evidente e com fissuras aparentes.
Na sala de triagem encontrou-se um ralo com tampa aberta, deixando o ambiente com mau cheiro, divisória mostra-se avariada e falta de azulejos.
O setor de Odontologia possui o espaço físico diminuto, paredes com pintura corroída, mofo e infiltrações evidentes. Nos períodos chuvosos, a água da chuva escoa pelas paredes, inundando o local.
Na sala de esterilização constatou-se que uma mesa danificada é utilizada para que sirva de apoio para autoclave.
Observou-se que a unidade somente apresenta um banheiro único para todos os servidores, não havendo diferenciação entre os sexos dos servidores.
Verificou-se que um banheiro que era utilizado para os servidores foi transformado em depósito, devido a falta de espaço físico para acomodação de materiais que necessitam ser armazenados.
Os banheiros dos usuários apresentam-se com trincaduras evidentes e azulejos quebrados.
Foi relatado também, que uma sala da unidade foi desativada, devido às reiteradas infiltrações, pintura descascada e bolor evidente, tornando o ambiente extremamente insalubre aos servidores.
Constatou-se que na copa há rachaduras visíveis, armários danificados, sem portas, com ferrugem aparente e deixando exposto o que está armazenado, podendo ser contaminado.
Apurou-se que a estrutura física externa carece de uma revitalização da pintura bem como a instalação de um toldo para que os usuários tenham um acolhimento mais apropriado.
Demonstrou-se que a unidade não oferece a acessibilidade adequada, pois a calçada de passeio exibe brechas, restando degraus e não há rampa de acesso adequada.
A unidade não dispõe de espaço físico suficiente para atendimento, visto que foi aumentado o número de profissionais para atendimento aos usuários, mas a estrutura física permanece a mesma, premente uma ampliação.
II – DA CONCLUSÃO
Observou-se que apesar das adversidades citadas, a unidade dedica-se a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, mas faz-se necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em estado deplorável, carecendo de uma reforma urgente. A estrutura física é antiga e está em péssimas condições.A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações, remoção de mofo, conserto ou substituição de mobiliário avariado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reforma da calçada de passeio para que haja uma adequada acessibilidade dos usuários.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 12 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS