Em 13 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade de Saúde da Família Vila Cox, localizada à Rua Santa Gertrúdes, s/n, vila Santa Luzia, Campo Grande – MS , 79116-570.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 9.300 pessoas, com aproximadamente 10.000 atendimentos ao ano.
Foi relatado que há falta de um farmacêutico, um odontólogo, um técnico de enfermagem e servidores do setor administrativo para que o quadro de pessoal esteja completo.
Verificou-se na recepção equipamentos de informática obsoletos, morosos e em número insuficiente, bem como uma inapropriada ventilação. As paredes apresentam-se com a pintura descascada.
Averiguou-se na sala de curativo falta de climatização, a mesma conta somente com um ventilador não sendo suficiente para uma apropriada refrigeração.
Reparou-se que os consultórios da unidade estão sem aparelho de ar condicionado, as paredes mostram rachaduras aparentes e pintura corroída.
Constatou-se no consultório de enfermagem que as paredes mostram mofo e infiltração evidentes.
Foi verificado que não há uma sala específica para os agentes comunitários de saúde, os mesmos utilizam a sala de multiuso, que encontra-se com equipamentos de informática em número insuficiente e uma inadequada climatização do local.
A sala do serviço social expõe paredes com pintura desgastada e fissuras evidentes. A mesma não conta com aparelho de ar condicionado, tendo apenas um ventilador que não é suficiente para refrigerar a sala.
A sala de medicação não dispõe de aparelho de ar condicionado.
Em uma das salas de atendimento denotam que as paredes com infiltrações, bolor e pintura corroída.
Apurou-se que a estrutura física externa carece de uma revitalização da pintura, pois a mesma está descascada, com infiltrações e bolor aparentes.
II – DA CONCLUSÃO
Observou-se que apesar das adversidades citadas, a unidade dedica-se a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, mas faz-se necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral bom, carecendo de reparos pontuais. A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações, remoção de mofo, conserto ou substituição de mobiliário avariado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reposição do quadro de servidores.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 13 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS