Em 17 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Vila Corumbá, localizada à rua Vicente Pinzon, n°459, Vila Corumbá, Campo Grande – MS, 79009-030. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
Foi relatado que há falta de um farmacêutico, para que o quadro de pessoal esteja completo.
Averiguou-se na sala de curativo falta de climatização e divisórias inadequadas, pois o espaço é reduzido e foi necessário melhor utilizá-lo. (FOTO 2)
Reparou-se que o consultório da unidade dispõe de mobiliário avariado e espaço reduzido para o atendimento. (FOTO 3)
Foi verificado que na sala de uso dos agentes comunitários de saúde, exibe um estado geral ruim, não dispõe de equipamentos de informática, com mobiliário avariado, o único ventilador não funciona. A estrutura física está prejudicada, visto que o forro mostra-se deteriorado, com risco iminente de quedas. Nas paredes verificou pintura corroída, infiltração e mofo evidentes. (FOTO 4)
O serviço de assistência social não possui sala própria, a profissional reveza com outros profissionais às salas existentes, comprometendo o seu atendimento e não dando a devida privacidade ao usuário.
A recepção funciona anexa a farmácia, devido ao diminuto espaço da unidade e também para que um servidor do setor administrativo dispense os medicamentos, pois a repartição não dispõe de farmacêutico. A recepção carece da substituição dos equipamentos de informática que são morosos, obsoletos e em número insuficiente. (FOTO 5)
A sala de triagem contém equipamentos de informática obsoletos e morosos, bem como dispondo de somente um ventilador e localizada-se em um espaço insuficiente e de passagem para os outros setores da unidade, não conferindo a adequada privacidade ao usuário que está sendo atendido. (FOTO 6)
O setor de espera exibe longarinas com ferrugem e funciona em um local aberto, não possuindo a adequada proteção em períodos chuvosos. (FOTO 7)
Apurou-se que a estrutura física externa carece de uma revitalização da pintura, pois a mesma está descascada, com infiltrações e bolor aparentes.
O toldo da entrada da unidade mostra-se avariado, não conferindo a devida proteção. (FOTO 8)
A unidade requer uma adequação, pois seu espaço físico é diminuto, não comportando todos os atendimentos que são feitos na mesma. Exige uma ampliação, pois há falta de salas e as existentes são pequenas. A população atendida pela mesma aumentou, porém o espaço físico e a capacidade de atendimento permaneceu o mesmo.
II – DA CONCLUSÃO
Observou-se que apesar das adversidades citadas, a unidade dedica-se a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, mas faz-se necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral bom, carecendo de reparos pontuais. A unidade necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações, remoção de mofo, conserto ou substituição de mobiliário avariado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente. Reposição do quadro de servidores. Readequação e ampliação da repartição.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 17 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS