Em 24 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Dr. Carlos Alberto Jurgielewicz, localizada à rua Padre Musa Tuma, n° 812, Bairro Cristo Redentor, Campo Grande – MS, 79062-130.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 11.000 pessoas.
A unidade denota uma estrutura relativamente nova, foi recentemente implantada e foi inaugurada em 2019. É ampla, bem estruturada, organizada e extremamente limpa.
Relataram que há falta de um dentista, um farmacêutico, um técnico de enfermagem, um enfermeiro e servidores para o setor administrativo para que o quadro de pessoal esteja completo.
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários.
Inferimos que há a necessidade de adequada climatização da unidade, em algumas salas somente contam com ventiladores, sendo insuficientes para que confiram o devido conforto térmico, tanto para servidores quanto para os usuários em geral.
Constatamos que na sala de vacina a câmara fria aguarda reparo, as vacinas ficam acondicionadas em caixas térmicas, colocando em risco que as mesmas sejam perdidas em qualquer intercorrência que possa ocorrer.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral muito bom, é limpa, organizada, bem distribuída, carecendo de reparos pontuais. Recomposição do quadro de servidores que está deficitário.Substituição dos equipamentos de informática. Reparo da câmara fria. Readequação na climatização da unidade.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 24 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS