No dia 25 de janeiro de 2022, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Vespasiano Barbosa Martins, localizado na Rua Dalila Siqueira, nº 726, Bairro Vila Popular, Campo Grande/MS, CEP 79108-341. (Foto 1)

I – DA VISTORIA

A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma visto que por toda sua extensão notam-se infiltrações, mofo, rachaduras ocorrendo em sua edificação, portas danificadas e corroídas pela ferrugem. 

A estrutura da repartição é demasiadamente antiga, distribuída em salas e consultórios, adaptados conforme a necessidade da instituição. Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que os ventiladores instalados, não são suficientes para arrefecer o local. Ademais, o switch instalado nesse local, quando da ocorrência de chuvas, é afetado pelo vazamento de água pluvial, em risco iminente de curto circuito. (Fotos 2 e 3)

Devido ao número insuficiente de computadores, bem como sua obsolescência, o atendimento da unidade resta por vezes prejudicado e moroso, sendo de suma importância a aquisição de mais equipamentos, visando agilizar e melhorar a prestação de serviços oferecido na repartição. (Foto 4)

A climatização da unidade encontra-se prejudicada devido aos equipamentos instalados, sejam ar condicionado ou ventiladores, serem obsoletos ou insuficientes, bem ainda, determinadas salas e consultórios, estão desprovidos de quaisquer equipamentos de refrigeração, restando em ambientes desagradavelmente tórridos. 

O cenário mais preocupante na unidade versa sobre as recorrentes infiltrações que decorrem em sua estrutura. Essas intercorrências potencializam o surgimento de intensas manchas de mofo, com consequente odor, restando em locais insalubres, altamente nocivos. Posto isto, devido a essa recorrente situação de vazamentos e infiltrações, um dos consultórios está desativado por estar excessivamente mofado, sem as mínimas condições para uso. (Foto 5)

No setor odontológico, a única cadeira odontológica, encontra-se desajustada por problema técnico, prejudicando, por vezes, os atendimentos. Outrossim, o setor de esterilização, ainda que com os equipamentos em funcionamento, apresenta-se com sua estrutura acometida por extensas infiltração e mofada. (Fotos 6 e 7)

Com igualdade, na sala de vacina também ocorrem severas infiltrações e alastramento de mofo, transformando o local excessivamente impróprio de realizar os atendimentos, bem como inadmissível que os servidores trabalhem em um local insalubre. (Foto 8)

Os agentes comunitários utilizam a sala de reuniões para realizarem suas atividades, a qual é compartilhada com usuários enquanto aguardam atendimento laboratorial. Ademais, a estrutura desse ambiente apresenta extensas rachaduras, sem a devida climatização e apenas um computador para que servidores possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade. (Foto 9)

Os extintores dispostos por toda a extensão da unidade, encontram-se com  a data de validade expirada, ficando evidente a necessária revalidação, visando assegurar a unidade como um todo, de eventuais intercorrências. (Foto 10)

Observamos portas de salas e consultórios danificadas, bem como portas de ferro corroídas pela ferrugem, danificando tais estruturas, impossibilitando uma adequada vedação, bem como, em alguns casos, dificultosa abertura para a passagem de um ambiente para o outro. (Foto 11)

A unidade está excessivamente acometida por infiltrações e extensas proliferação de mofo, tornado um lugar insalubre, uma vez que deveria servir para cuidar da saúde dos munícipes e não apresentar um risco de agravamento e contaminação, atingindo e piorando as condições de trabalho dos servidores e de atendimento da população. (Foto 12)

 II – CONCLUSÃO 

Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 25 de janeiro de 2023.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]