Em 27 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família São Benedito, localizada à rua do Seminário, Quadra 01, Lote 19, Portal do Gramado, Campo Grande – MS, 79118-051. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 5.000 pessoas, sendo 600 quilombolas.
Foi relatado que há falta de um farmacêutico para que o quadro de pessoal esteja completo.
A unidade apresenta a estrutura física de forma geral muito comprometida, com rachaduras aparentes, pintura desgastada, com infiltrações e bolor evidentes. O prédio é bem antigo, pequeno, inicialmente era uma residência que foi adaptada para abrigar a repartição, não oferecendo as condições adequadas para o bom funcionamento de uma unidade de saúde. (FOTO 2)
Observamos na recepção espaço insuficiente para o acolhimento dos usuários e com climatização inapropriada. Os equipamentos de informática são obsoletos, morosos e em número insuficiente para um atendimento adequado aos usuários. O mobiliário notou-se avariado. (FOTO 3)
Averiguamos que a sala de curativo encontra-se interditada pela Vigilância Sanitária, pois a mesma encontra-se em péssimas condições, tornando o ambiente insalubre para os servidores e usuários, não apresentando lâmpadas, mobiliário extremamente avariado e sem nenhum tipo de refrigeração.
Constatamos que o setor de Odontologia também está interditado pela Vigilância Sanitária, pois não apresentava condições mínimas de atendimento, sendo o dentista deslocado para atender em outra unidade, prejudicando os pacientes dessa região que ficaram desassistidos. (FOTO 4)
Observamos que a unidade não oferece nenhum tipo de acessibilidade para que os pacientes a acessem, deixando os portadores de necessidades especiais desprotegidos.
Inferimos que há uma fossa séptica no pátio da unidade, com considerável erosão que está danificando o muro de divisa e colocando em risco a estrutura e frequentadores do local. (FOTO 5)
A sala de reunião foi instalada em um local aberto que não exibe nenhuma proteção contra intempéries e com mobiliário antigo, avariado e escasso. (FOTO 6)
Encontramos tomadas e fiação elétrica exposta em locais onde oferecem risco e perigo, caso algum usuário encoste.
O assoalho de toda a unidade encontra-se bastante comprometido, com azulejos quebrados e também com rachaduras e desnivelado, podendo causar quedas aos munícipes. (FOTOS 7 e 8)
II – DA CONCLUSÃO
Observou-se que apesar das adversidades citadas, a unidade dedica-se a oferecer um atendimento de qualidade aos usuários, mas faz-se necessário que haja melhorias tanto na estrutura física como nos equipamentos.
A unidade encontra-se em estado deplorável, carecendo de uma reforma urgente. A estrutura física é antiga e está em péssimas condições, carecendo de uma readequação. A repartição necessita de adequada climatização, reparo de infiltrações, remoção de mofo, conserto ou substituição de mobiliário avariado. Revitalização da pintura tanto interna quanto externa. Substituição dos equipamentos de informática que são obsoletos, morosos e em número insuficiente.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 27 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS