Em 07 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria no Terminal Nova Bahia, localizado no Conjunto Residencial Mata do Jacinto, Campo Grande/MS, CEP 79033-560.
I – DA VISTORIA
O terminal possui uma estrutura diminuta, com poucos sanitários, poucos bancos, iluminação insuficiente, bem como espaço físico insuficiente para o devido acolhimento, principalmente, quando do horário de grande fluxo, engendrando uma situação desconfortável aos usuários.
Fomos informadas, por um fiscal do local, que fora iniciada uma obra de restauração que encontra-se paralisada. Em consequência dessa inconclusão, o revestimento da fachada retirado, restou em uma aparência disforme. (Foto 1)
A sala para uso dos funcionários do local, encontra-se desprovida de adequada refrigeração e iluminação, bem como com a pintura severamente desgastada restando em um ambiente inadequado. (Foto 2)
Observamos os banheiros sem iluminação, repleto de pichações, com pias faltantes, fechaduras avariadas e estruturalmente desgastados. Outrossim, apesar de ser realizada a limpeza dos sanitários, o odor desagradável nesses locais, tornam sua utilização insuportável às pessoas que utilizam o terminal. (Fotos 3 e 4)
As placas informativas das linhas foram retiradas para manutenção e, até o momento, não foram recolocadas. Bem assim, para indicar as paradas dos ônibus, foram colocadas folhas de sulfite designando as respectivas linhas, orientando, assim, os usuários. (Foto 5)
A estação possui apenas um bebedouro para atender aos usuários, bem assim está com a instalação elétrica danificada, incapaz de resfriar a água. Destarte, no intuito de ofertar efetivo acesso a uma água de qualidade aos usuários, faz-se necessária uma reestruturação no equipamento, bem como reforma na edificação. Outrossim, o lavatório disponível nesse local, está avariado, sem a devida funcionalidade. (Fotos 6 e 7)
A ausência de proteção em uma das torneiras utilizadas, principalmente quando da limpeza no terminal, oportuniza seu uso de forma inadequada, resultando em poças d’água, incorrendo em possíveis incidentes aos que transitam pelo local. Outrossim, a fiação da rede elétrica apresenta-se exposta, facilitando furtos e depredações. (Fotos 8 e 9)
Observamos nesta oportunidade, um espaço abandonado, sem utilização, viabilizando um problema de segurança e higiene pública. (Foto 10)
O pavimento onde trafegam os ônibus apresenta-se com extensas rachaduras, bem assim as guias da plataforma onde os usuários permanecem, viabilizando possíveis acidentes aos munícipes. (Fotos 11 e 12)
II – DA CONCLUSÃO
Os munícipes precisam de locais adequados para aguardar a chegada dos ônibus, então os terminais precisam oferecer iluminação, acolhimento, segurança e proteção contra os efeitos do clima. Destarte, faz-se necessária urgente reforma na estrutura do local vistoriado, objetivando um ambiente adequado durante o tempo de espera.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 06 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS