Em 09 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Parque Ecológico Soter, localizado à Rua Cristóvão Lechuga Luengo, n° 25, Mata do Jacinto, Campo Grande – MS, 79023-845.
O Parque Ecológico do Sóter foi inaugurado em 2004, foi projetado como parque modelo, dispõe de área verde com 22 hectares.O local conta com quadras poliesportivas, pista de skate e patinação, pista de caminhada, academia ar ao livre, campo de futebol, salas de pilates e judô, parque infantil e pista de ciclismo.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
Averiguamos que o parque possui três entradas, que contam com banheiros, apenas os da entrada principal estão em condições de uso, os demais das duas entradas secundárias encontram-se interditados, devido às obras inacabadas destes. Os banheiros de uso público, mostra-se em bom estado, necessitando apenas de melhorias pontuais, como: substituição das lâmpadas queimadas, instalação da porta de entrada dos sanitários com acessibilidade, bem com assentos nos vasos.
Notamos que a pista destinada à caminhada mostra-se em bom estado, o pavimento está bem conservado, não apresentando desníveis e é bem sinalizada. A arborização que a circunda é agradável e bem conservada, tornando a prática de esportes aprazível.
Relataram que no passado, havia muitos furtos dos fios de energia elétrica, deixando o parque às escuras e o tornando inseguro, porém tal demanda foi solucionada com a instalação da fiação aérea em toda a extensão do mesmo.
Observamos que o parque destinado às crianças mostra-se deficitário, contém uma diversidade pequena de brinquedos e os que restaram estão danificados, necessitando de reforma.
O parque está em processo de desassoreamento da lâmina d’água, para a retirada de resíduos e sedimentos do fundo, para a melhoria do escoamento da água e posterior criação de um lago artificial e arborização do espaço.
Notamos que as quadras para a prática de esportes encontram-se em bom estado, porém foi nos relatado que a revitalização da pintura de uma delas foi realizada devido a ajuda dos frequentadores do local, que doaram a tinta utilizada.
Inferimos que a sala utilizada para as aulas de judô e pilates, apresenta-se em excelente estado, sendo bem conservada, limpa e climatizada, ofertando aulas de qualidade aos munícipes que ali frequentam.
Verificamos que a administração do parque oferece uma ampla gama de aulas para a prática de esportes dos frequentadores deste, como: judô, ciclismo, ginástica funcional, voleibol, tênis, yoga, dentre outros, incentivando com isso uma vida mais saudável.
Averiguamos que o espelho d’água é uma obra inacabada, com azulejos caídos e acumulando água, podendo ocorrer a proliferação de mosquitos, colocando em risco a saúde dos frequentadores do local.
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 09 de fevereiro de 2023.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS