No dia 17 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram uma visita de ofício ao CAPS AD IV – Centro de Atenção Psicossocial Drª Fátima M. M. Medeiros, localizado na Rua Teotônio Rosa Pires, n° 19, Bairro São Bento, Campo Grande/MS, CEP 79004-340. (Foto 1)
O CAPS disponibiliza atendimentos voltados às pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.
Na unidade atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, entre outros.
I – DA VISTORIA
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma visto que por toda sua extensão notam-se infiltrações, proliferação de mofo, vidros de janela quebrados, pisos avariados, iluminação precária, bem como portas e esquadrias deterioradas e corroídas pela ferrugem. Não obstante, a unidade defronta com a deficiência em insumos, mantimentos, medicamentos e profissionais da área de saúde e do setor administrativo.
A recepção encontra-se sem a devida climatização, com algumas lâmpadas queimadas e mobiliário insuficiente. Ademais, armários estão dispostos irregularmente, de tal forma, para que delimitem o espaço entre servidores e público. (Foto 2)
A unidade possui um ambiente demasiadamente escurecido, devido à ausência da adequada iluminação, bem como a inexistência de lâmpadas sem a devida reposição. (Foto 3)
Observamos, na presente visita, determinados locais no teto da unidade, repleto de mofo e infiltrações, devido à irregularidades ocorridas na impermeabilização do telhado, restando em um ambiente insalubre aos servidores e pacientes da unidade. (Foto 4)
A unidade conta com dois bebedouros, porém ambos sem a devida funcionalidade, incapazes de ofertar água gelada aos servidores e usuários. Outrossim, o assoalho do refeitório está avariado, com pisos faltosos, bem como o mobiliário desgastado ou quebrado sem as mínimas condições para uso. (Fotos 5 e 6)
A cozinha possui uma estrutura extremamente diminuta e antiga, sem equipamentos satisfatórios, tal como o fogão que apresenta problemas com o uso intenso ao longo do tempo, bem como a geladeira avariada, sem a devida funcionalidade, incapaz de resfriar e congelar mantimentos. Ademais, há escassez de alimentos, sendo por vezes comprados pelos servidores da unidade para ofertar aos usuários do CAPS. (Foto 7)
Os extintores dispostos por toda a extensão da unidade, estão com a data de validade vencida, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção dos que frequentam o centro. (Foto 8)
Observou-se a necessidade de revitalização da pintura por toda a extensão da unidade, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada, bem ainda o conserto de rachaduras prejudicando sua edificação.
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 17 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS