No dia 22 de setembro de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício ao Centro de Atenção Psicossocial Drª Fátima M. Medeiros –  CAPS AD IV, localizado na Rua Teotônio Rosa Pires, n° 19, Bairro São Bento, Campo Grande/MS, CEP 79004-340. 

O CAPS disponibiliza atendimentos voltados às pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Na unidade atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, entre outros.

I – DA VISTORIA

Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.

A repartição possui uma estrutura física ampla e bem distribuída, abrangendo, entre outros setores, recepção, salas de atendimento individualizado e coletivo, espaços de convivência, quartos para repouso, sanitários, refeitório e cozinha.

A recepção encontra-se sem a devida climatização, com algumas lâmpadas queimadas e vidros de umas das janelas quebradas. Ademais, armários estão dispostos irregularmente, de tal forma, para que delimitem o espaço entre servidores e público. (Foto 2) 

A unidade possui um ambiente demasiadamente escurecido, devido à  ausência da adequada iluminação, bem como a inexistência de lâmpadas sem a devida reposição. (Foto 3)

Observamos, na presente visita, determinados locais no teto da unidade, repleto de mofo e infiltrações, devido à irregularidades ocorridas na impermeabilização do telhado, restando em um ambiente insalubre aos servidores e pacientes da unidade. (Foto 4 e 5)

A repartição possui sanitários em quantidade suficiente para atender aos usuários e servidores. Entretanto, encontram-se necessitando de manutenção, visto que azulejos estão se desprendendo, restando em um ambiente suscetível a acidentes, fazendo-se necessária reforma e manutenção. (Fotos 6 e 7)

Em um dos quartos para repouso dos usuários, nota-se o revestimento danificado em função de um surto de paciente, restando em um buraco na parede deste ambiente. Ademais, foi observado que em todos os locais para estada de usuários, estão totalmente prejudicados quanto à iluminação e climatização, por não possuírem lâmpadas ou qualquer tipo de arrefecimento nesses locais.( Fotos 8 e 9)

Nota-se a necessidade de reposição de determinados móveis, visto que encontram-se consideravelmente desgastados ou avariados, sem condições adequadas para uso. (Foto 10)

A farmácia apresenta-se com a falta de determinados medicamentos, prejudicando o tratamento fornecido pelo centro, bem como a necessidade de revitalização da pintura e melhoria na estrutura, visando um melhor atendimento aos usuários e um ambiente satisfatoriamente laborativo. (Foto 11)

A unidade possui apenas um bebedouro, que localiza-se próximo ao refeitório, sendo de suma necessidade a instalação de outro equipamento no interior do centro, facilitando o acesso ao mesmo para servidores e usuários. (Foto 12)

A cozinha, apesar de uma estrutura diminuta e antiga, está bem estruturada, higienizada e organizada, bem como a despensa que apresenta-se satisfatoriamente provida e arejada. (Foto 13)

O refeitório passou por recente reforma, entretanto o assoalho está avariado, com pisos faltosos, bem como o mobiliário desgastado ou quebrado sem as mínimas condições para uso. (Foto 14)

Em local na parte posterior da unidade, foram dispostos de forma irregular, objetos para descarte, os quais se tornam ferramentas prejudiciais nas mão de usuários, possibilitando a ocorrência de  eventuais intercorrências. Nessa mesma área, o toldo antes adequadamente instalado, encontra-se danificado após a ocorrência de uma tempestade. (Fotos 15 e 16)

II – DA CONCLUSÃO 

Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 22 de setembro de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]