Em 01 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Centro de Atenção Psicossocial CAPS III Aero Rancho, localizado na Rua Avenida Raquel de Queiroz, S/N, Bairro Aero Rancho, Campo Grande-MS, CEP 79084-070.
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
O CAPS oferece acolhimento noturno e observação de todas as faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
Relataram que há falta de um assistente social para que o quadro de pessoal esteja completo.
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários.
A estrutura física da repartição é bastante antiga, apresentando vários problemas estruturais, dentre eles a fiação de energia elétrica é incompatível para que sejam instalados novos equipamentos elétricos, pois esta causaria uma sobrecarga e oscilações da energia elétrica, colocando em risco as instalações, bem como tais equipamentos. A unidade demanda de uma revisão geral da energia elétrica, pois apresenta lâmpadas queimadas, fios expostos e luminárias com lâmpadas faltantes.
Relataram que há a necessidade da presença durante todo período de funcionamento da unidade de um guarda municipal, bem como no período noturno, para que seja garantida a segurança tanto dos usuários bem como dos servidores, pois já ocorreram atos de vandalismo e tentativas de furto.
A unidade carece de uma reforma urgente, as paredes apresentam infiltrações, rachaduras, pinturas extremamente desgastadas e bolor evidente, tornando muitos locais desta insalubres, tanto para servidores, quanto para os pacientes e usuários. O assoalho encontra-se excessivamente desgastado, com pontos que este mostram-se soltos, com desníveis, não conferindo a devida segurança aos frequentadores do local.
Observamos que há árvores vultosas que projetam seus galhos para o telhado da unidade, causando transtornos no telhado desta, dentre eles: telhas quebradas, entupimento das calhas e infiltrações nas paredes. Premente uma poda das mesmas, para uma melhor conservação do telhado.
Notamos que a calçada que dá acesso a repartição apresenta-se extremamente deteriorada, com muitos desníveis, não permitindo o acesso devido de cadeirantes e os que possuem mobilidade reduzida. Nos períodos chuvosos há acúmulo de água na passagem de pedestres e dos veículos.
O mobiliário da unidade encontra-se avariado, carecendo de substituição ou de reparo.
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias extremamente pontuais nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado calamitoso, é limpa e organizada, premente uma reforma toda unidade. Recomposição do quadro de servidores que está deficitário. Substituição dos equipamentos de informática. Substituição do piso quebrado. Revisão e troca da fiação da parte elétrica. Retirada do mofo, infiltrações, rachaduras e revitalização da pintura interna e externa. Reparo ou substituição do mobiliário avariado. Conserto da calçada de acesso à unidade. Poda das árvores. Reparo do telhado.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 02 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS