Em 10 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Centro de Apoio Psicossocial III Afrodite Dóris de Conti, localizado à rua São Paulo, n° 70, Monte Castelo, Campo Grande – MS, 79002-370. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
O CAPS oferece acolhimento noturno e observação de todas as faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.
A unidade atende as regiões do Segredo e do Centro, ofertando atendimento de 600 a 700 pacientes por mês, possui 10 (dez) leitos de internação e proporciona assistência 24 horas por dia.
A unidade fica instalada em um prédio com espaço físico amplo, encontra-se em estado de conservação muito bom, é bem equipada, extremamente limpa, com iluminação natural abundante, tornando o local prazeroso para o atendimento dos pacientes. Notamos alguns vidros quebrados e esquadrias oxidadas. (FOTO 2 e 3)
As salas de acolhimentos e consultórios estão mobiliados e organizados, a área de convivência apresenta estrutura para realizar as atividades destinadas aos pacientes. (FOTO 4)
Inferimos que no teto da cozinha da unidade, encontra-se com bolor, mas nos relataram que é decorrente de vazamento antigo de um cano, que tal problema foi solucionado, restando apenas o mofo, carecendo da retirada deste e revitalização da pintura. Há a necessidade de substituição de lâmpadas queimadas. (FOTO 5 e 6)
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias extremamente pontuais nos equipamentos.
A unidade encontra-se em um estado geral muito bom, é limpa e organizada, carecendo de intervenções pontuais. Revisão da parte elétrica e troca de lâmpadas queimadas. Retirada do mofo e revitalização da pintura interna. Substituição dos vidros quebrados. Reparo das esquadrias enferrujadas.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 10 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS