Em 03 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no Centro de Referência de Assistência Social Dr. Fauze Duailibi Amizo, localizado à rua Dos Topógrafos, n° 1175, Jardim Canguru, Campo Grande – MS, 79072-275. (FOTO 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
O centro é um local público onde são ofertados para a população vários serviços de assistência social, com a finalidade de melhorar a vida da comunidade e das famílias.
Observamos que a unidade possui equipamentos de informática morosos, obsoletos e em número insuficiente para o devido andamento do trabalho dos servidores, prejudicando inclusive o atendimento dos usuários. (FOTO 2)
A estrutura física da repartição é bastante antiga, apresentando vários problemas estruturais, dentre eles vidros quebrados, várias salas com o assoalho com o piso quebrado, paredes com pintura desgastada, com pontos de infiltração e mofo visíveis. A unidade demanda de uma revisão geral da energia elétrica, pois apresenta lâmpadas queimadas, fios expostos e luminárias com lâmpadas faltantes. (FOTO 3, 4, 5 e 6)
Inferimos que há árvores vultosas que projetam seus galhos para o telhado da unidade, causando transtornos no telhado desta, dentre eles: telhas quebradas, entupimento das calhas e infiltrações nas paredes. Premente uma poda das mesmas, para uma melhor conservação do telhado. (FOTO 7)
Notamos que os banheiros da repartição encontram-se bastante danificados, apresentando portas estragadas e sem fechaduras, bem como armários oxidados, carecendo reparo ou substituição dos mesmos. (FOTO 8)
Averiguamos que há a demanda de uma revitalização da pintura, tanto interna, quanto externa, esta mostra-se bastante desgastada e com bolor aparente. (FOTO 9)
A quadra de esportes, anexa ao CRAS, mostra-se sem a tabela para a prática de basquetebol, com lâmpadas queimadas e com fiação exposta, colocando em risco os frequentadores do local. Esta carece de um revigoramento da pintura para um melhor aproveitamento daqueles que utilizam o espaço. (FOTO 10 e 11)
A repartição conta com somente um bebedouro para todos os frequentadores, sendo insuficiente e tendo uma torneira danificada, necessitando conserto deste e a instalação de mais um. (FOTO 12)
II – DA CONCLUSÃO
Concluímos que apesar das adversidades citadas, a unidade oferta um atendimento de qualidade aos usuários, mas se faz necessário que haja melhorias extremamente pontuais nos equipamentos.
A repartição encontra-se em um estado ruim, é limpa e organizada, premente uma reforma em toda unidade. Substituição dos equipamentos de informática. Substituição do piso quebrado. Revisão e troca da fiação da parte elétrica. Retirada do mofo, infiltrações, rachaduras e revitalização da pintura interna e externa. Reparo ou substituição do mobiliário avariado. Poda das árvores. Reparo do telhado. Revitalização da pintura da quadra de esportes. Instalação de um bebedouro.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 03 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS