No dia 08 de fevereiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social Vila Nasser, localizado na Rua Januário Barbosa, nº 366, Bairro Vila Nasser, Campo Grande/MS, CEP 79116-400. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A estrutura da repartição é deveras antiga, porém satisfatoriamente ampla e adequadamente distribuída, abrangendo, entre outros setores, recepção, salas para atendimento aos usuários, cozinha e refeitório, bem como um amplo auditório onde são realizados vários eventos com a participação da comunidade.
Observamos a necessidade de revitalização da pintura, interna e externa, do centro, visto que a mesma encontra-se consideravelmente desgastada. Outrossim, nota-se a necessidade de reparos e consertos de fissuras e rachaduras, constantes em determinados pontos da repartição, evidenciada nas rampas de acesso localizadas na entrada e no interior da unidade. Destarte, devido ao comprometimento da edificação em uma das salas, em virtude da ocorrência de extensas rachaduras, esta encontra-se desativada. (Fotos 2, 3, 4 e 5)
Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que há apenas um ventilador instalado, insuficiente para arrefecer o local. Outrossim, os sanitários utilizados pelos servidores, requerem indispensável reforma e restauração, pois apesar de estarem limpos, observamos a ocorrência de extensas rachaduras, incidência de infiltração e proliferação de mofo. (Fotos 6 e 7)
A climatização, em geral na unidade, apresentada-se inadequada, posto que, na maioria de suas dependências, há a inexistência de equipamento de refrigeração, ou quando este existe, não é o suficiente para arrefecer o ambiente, restando em locais privados de mínimas condições de salubridade, extremamente tórridos e abafados, inóspitos a usuários e servidores. (Fotos 8 e 9)
A cozinha apresenta-se satisfatoriamente estruturada e provida, porém está acometida por infiltrações e proliferação de mofo, situação esta demasiadamente nociva, em virtude de tratar-se de um ambiente onde são manipulados alimentos. Observamos, ainda, na despensa a porta excessivamente danificada, sendo necessária sua substituição ou conserto. (Fotos 10 e 11)
Os extintores dispostos por toda a extensão da unidade, estão com a data de validade vencida, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção dos frequentadores do centro. (Foto 12)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 08 de fevereiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS