No dia 11 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram visita de ofício ao Centro Regional de Saúde Dr. João Ferreira da Rosa, localizado na Av. Rachel de Queiroz, n.º 995, Bairro Aero Rancho, Campo Grande – MS, CEP 79083-180. (Foto 1)

Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.

I – DA VISTORIA

A unidade pertence ao complexo composto pela Unidade Básica de Saúde e Centro de Atenção Psicossocial, sendo que cada unidade possui sua autonomia e prestação de serviços de saúde específicos.

A unidade evidencia um elevado teor de insalubridade e periculosidade, necessitando de urgente reforma visto que por toda sua extensão notam-se infiltrações, mofo, rachaduras ocorrendo em sua edificação, vidros de porta e janela quebrados, bem como portas deterioradas e corroídas pela ferrugem. Não obstante, a unidade defronta com a deficiência em insumos, equipamentos e profissionais da área de saúde.

 A climatização encontra-se irregular em grande parte dos consultórios e salas, posto que ares condicionados encontram-se com vazamento de água e isentos da devida potência para obter o resultado esperado. Não obstante, algumas destas dependências não possuem quaisquer equipamentos de refrigeração, restando em ambientes tórridos privados das mínimas condições de salubridade.  

Nota-se, indubitavelmente, a urgência em disponibilizar espaço físico com condições adequadas de convivência e repouso para as equipes de saúde da unidade, uma vez que os locais por estes utilizados são isentos de arejamento, móveis inadequados, colchões putrefatos, conforto térmico inexistente, extremamente comprometido por cheiro de mofo, restando em locais severamente insalubres. Não fosse o suficiente, alguns desses locais, estão disponibilizados nas mesmas salas que esses profissionais desempenham suas funções, estando delimitadas apenas por divisórias.

Outrossim, a situação acima discorrida, verifica-se de forma equivalente no setor farmacêutico, pois o local para descanso do farmacêutico plantonista, trata-se de uma das salas utilizada como depósito, extremamente pequena, sem qualquer ventilação e forte odor de mofo, e que para usufruir do descanso, o profissional acomoda um colchão em meio às diversas caixas localizadas neste local.

Nas salas de repouso, as camas estão sem grades de proteção, a pintura desgastada, portas dos banheiros avariadas, sendo que em uma dessas salas o banheiro encontra-se interditado. A disformidade desse setor, prejudica o acolhimento ao paciente, reduzindo a qualidade de assistência durante sua internação.

Os consultórios, em sua maioria, estão com o ralo sem a devida tampa de proteção e com forte odor exalando, cadeiras desgastadas, armários enferrujados e sem fechamento e iluminação precária. Ademais, determinados ares condicionados instalados nesses ambientes, apresentam-se com vazamento de água, assim como ocorre na sala de triagem, que para sanar tal intercorrência, fora improvisada uma tubulação que escoa essa diretamente na pia localizada nesse local.

Nesta oportunidade, nos foi informado que o equipamento de ultrassom encontra-se danificado há mais de ano, incorrendo em reiteradas solicitações de remanejamentos de médicos que atuavam na repartição, pois não conseguiam realizar efetivamente as consultas aos usuários. No momento, o médico que atende o setor, utiliza de equipamento de ultrassom de sua propriedade, visando não prejudicar os usuários que buscam atendimento na unidade.

No setor de esterilização não consta qualquer equipamento de refrigeração, restando em um ambiente extremamente tórrido e abafado. Ademais, há o cruzamento de materiais sujos e esterilizados, devido a ausência de delimitação em sua estrutura, podendo gerar contaminação. Nota-se, ainda, que a cadeira utilizada pelo servidor deste setor, está sem as mínimas condições de ergonomia, extremamente avariada.

Devido ao número insuficiente de computadores, bem como sua obsolescência, o atendimento da unidade resta por vezes prejudicado e moroso, sendo de suma importância a aquisição de mais equipamentos, visando agilizar e melhorar a prestação de serviços fornecidos na repartição. 

Inobstante a crítica situação estrutural da unidade, esta ainda se depara com a escassez ou ausência de alguns equipamentos como cadeira de roda, que devido a furto ocorrida na repartição, estão com apenas uma unidade, a qual encontra-se danificada.

  II – CONCLUSÃO 

Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 11 de janeiro de 2023.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]