No dia 30 de abril de 2021, os assessores Adauto Souto e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria no Centro Regional de Saúde Nova Bahia – GUINTER HANS, na Av. Nosso Senhor do Bonfim, 44, Bairro Nova Bahia, Campo Grande – MS, 79034-000.

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. A unidade se encontra em bom estado de conservação e infraestrutura adequada para atender a população. Embora hoje seja possível a internação de 5 pacientes, com novos equipamentos e mais profissionais, seria possível realizar mais atendimentos, tendo em vista que a Unidade já possui a infraestrutura para tal.

Foi relatado que na unidade não há bomba de infusão, aparelho essencial para o controle de entrada de fluidos, como nutrientes e medicamentos no organismo do paciente.

A unidade necessita ainda, de uma maior quantidade dos seguintes aparelhos: 

– Monitores cardíacos, hoje a unidade se encontra com apenas um;

– Eletro cardiograma, a unidade também não tem a quantidade suficiente para a demanda de vagas e pacientes;

–  Aspirador de Secreção;

– Equipamento de infusão (normal e fotossensível).

Como na maioria das demais unidades, o que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet via rádio, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.

Ademais, é comum nos consultórios não terem computadores disponíveis para que seja realizado o atendimento, obrigando o servidor fazer uso de seu notebook pessoal, para atender a alta demanda da população.

Na sala de repouso, não possui ar-condicionado, aparelho já não mais considerado de luxo, tendo em vista se tratar de oferecer condições para o bom desempenho do servidor que ali labuta.

O que também gera indignação é a falta de chuveiro elétrico para o servidor. Facto de suma importância, pois a unidade atende 24h, e os servidores que cumprem plantão devem banha-se em água gelada no frio que vivenciamos em nossa capital.

Falta de equipamentos como agulha e avocato também é recorrente nas unidades. Assim como medicamentos importantes para o atendimento primário. Em decorrência da pandemia do coronavírus, o medicamento NORADRENALINA começou a ser racionado. Contudo em uma unidade tão importante como a em comento, tal racionamento deveria sequer ser cogitado.

Foi relatado ainda que o medicamento CLOPIDOGRIL chegou a ser comprado com recursos próprios por médicos e enfermeiros, devido a sua importância ao tratamento precoce de pacientes com princípio de infarto.

A unidade é alvo de inúmeros furtos, o que tornou necessário parafusar e paramentar os itens da copa com suportes para que não mais fossem levados por gatunos que ali passaram.

GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]