I – DA VISTORIA

No dia 07 de julho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na EMEI Triângulo Azul, localizada na Rua Firminópolis, Nº 310, Bairro Vila Cidade Morena, Campo Grande-MS, CEP 79064-050. 

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.

Na escola estão matriculados um total de 197 alunos, distribuídos em 9 grupos escolares.

A unidade é composta por 6 salas de aula, encontra-se em ótimo estado de organização, com as  áreas externas e internas limpas, a cozinha devidamente estruturada, os móveis conservados e em números suficientes, a internet tem uma boa velocidade e computadores conseguem atender as demandas. Entretanto, alguns problemas observados em pontos específicos necessitam de solução.

O prédio possui uma construção bastante antiga, inaugurado há mais de 40 anos, desta forma a manutenção se faz fundamental para o prolongamento da vida do mesmo, como também para que se mantenha uma estrutura segura para os usuários do local.

Por todos os ambientes visitados foi possível observar que muitos pontos de infiltrações nas paredes e tetos foram ocasionados por um problema no telhado, que possui telhas quebradas e calhas possivelmente entupidas, nos dias chuvosos a água escorre pelas paredes, ocorrendo então as infiltrações e pontos de mofo.

A pintura externa carece de revitalização para corrigir os pontos de infiltrações que estão visivelmente espalhadas por toda extensão do prédio, da mesma forma necessita de providências quanto a rachaduras na estrutura.

Nas salas de aula, banheiros, pátio interno e despensa merecem atenção para que  seja realizada reforma da pintura interna e conserto de lâmpadas queimadas.

Outra adversidade avistada, são as portas da sala de aula e coordenação que estão quebradas e com os batentes comprometidos, situação ocasionada pelo arrombamento feito por ladrões que invadiram a unidade para cometer o crime de furto.

II. DA CONCLUSÃO

Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes utilizados pelos alunos, servidores empenhados em exercer um trabalho eficiente. Porém, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais na infraestrutura e manutenção dos locais acima citados.

Na parte estrutural da unidade, as rachaduras encontradas merecem uma atenção para que o problema não se estenda e não venha ocasionar perigo aos usuários do local. 

É necessário que sejam corrigidas as falhas do telhado para garantir um ambiente seguro e confortável às crianças. É fundamental garantir um ambiente seco e bem ventilado, livre de infiltrações, especialmente porque a unidade recebe alunos que permanecem mais tempo por causa do período integral.

 Na despensa onde o teto possui algumas intercorrências carece de reforma,  o local deve estar isento de falhas, rachaduras, umidade, mofo e descascamentos, pois são  requisitos mínimos exigidos para garantir a manutenção da qualidade, da segurança sanitária e a preservação das características dos alimentos durante o armazenamento.

As portas e batentes quebrados necessitam de conserto, pois são objetos de segurança em locais com a permanência de crianças.

Resta aqui salientar que o espaço externo da escola é amplo, constituído de quintal e parquinho, no quintal, possui brinquedos de madeira, parque de pneus, árvores, o chão é gramado e parte é calçado com marcações e desenhos para realização de diversas  brincadeiras. É usado diariamente para recreação e aulas de Educação Física. O outro espaço, conhecido como parquinho de areia, é composto por brinquedos, é todo cercado e coberto, seguindo todos os protocolos de segurança.

Além disso, visitamos uma horta cultivada pelos alunos e funcionários da unidade, um local importante onde as crianças terão um entendimento de como se desenvolvem os alimentos desde o momento da semeadura e plantio das mudas, até ver os frutos amadurecerem para poder colher, sendo uma experiência incrível de aprendizagem.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade escolar, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 07 de julho de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]