I – DA VISTORIA

No dia 02 de agosto de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na Escola Municipal Coronel Sebastião Lima, localizada na Rua Doutor Jair Garcia, Nº 215, Bairro Vila Serradinho, Campo Grande-MS, CEP 79104-020. 

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.

Na escola estão matriculados um total de 800 alunos, a unidade é composta por 13 salas de aula, encontra-se em ótimo estado de organização, com as  áreas externas e internas limpas, a cozinha devidamente estruturada, os móveis conservados e em números suficientes. Entretanto, alguns problemas observados em pontos específicos necessitam de solução.

A estrutura física da unidade foi inaugurada há mais de 30 anos, por ser uma construção antiga, a fiação elétrica do prédio não suporta a sobrecarga de aparelhos ligados ao mesmo tempo, como exemplo disso várias salas de aula não possuem ar condicionado instalados, pois a energia insuficiente impede que o aparelho seja ligado corretamente.

Por todos os ambientes visitados foi possível observar que a pintura de todo o prédio necessita ser renovada, assim como a fachada da cozinha que recentemente passou por reformas.

Um muro com grades que separam o pavilhão de salas de aula da quadra esportiva, encontra-se com rachaduras na estrutura de concreto, da mesma forma observamos a necessidade de pintura das grandes que estão com ferrugens.

O parquinho infantil no momento está inativo pois não apresenta condições de uso pela falta de manutenção e ausência de brinquedos.

Na quadra esportiva, a cobertura ineficiente para proteger os alunos dos raios solares que atingem grande parte da área de esportes impede o uso do local pelos alunos em vários horários do dia. Ademais vimos a necessidade de revitalização da quadra, pois o piso desgastado e telamento de proteção com buracos na grande carecem de atenção. Uma enorme infestação de pombos tem atingido a região, o telhado e toda estrutura tem sido usada como ninho das aves, o piso e paredes estão tomadas pelas fezes e penas. As doenças mais comuns transmitidas pelos pombos aos seres humanos são provenientes de suas fezes, portanto a sujeira deixada no piso da quadra pelo animal coloca um alto risco de contaminação aos alunos e funcionários.

Outra adversidade avistada, foi a grama e mato alto que não foram podados durante o período de férias escolares, e tem se estendido por todo entorno do prédio, e pelo pátio de brincadeiras usado pelos alunos durante o intervalo de aulas.

II. DA CONCLUSÃO

Por toda extensão da instituição é notório o cuidado e zelo dos ambientes utilizados pelos alunos, servidores empenhados em exercer um trabalho eficiente. Porém, percebe-se a necessidade de melhorias pontuais na infraestrutura e manutenção dos locais acima citados.

Na parte estrutural da unidade, a necessidade de troca de fiação elétrica antiga para atender a grande demanda do uso de aparelhos é a grande urgência que deve ser resolvida, consequentemente a resolução da infestação de pombos que tem atingido o local, pois traz um enorme risco à saúde humana, a pintura e reparos do muro e grades também carece de atenção. 

A limpeza e poda de grama e mato alto que no momento atingem o quintal da a unidade, merece acontecer, pois a utilização constante dos alunos dessa grande área atingida pelo mato, oferece alguns riscos às crianças. 

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade escolar, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em apreço, serão encaminhados aos órgãos competentes, para ciência e devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste relatório para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 02 de agosto de 2022.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]