No dia 23 de maio de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram uma visita de ofício na Escola Municipal Etalívio Pereira Martins, localizada na Rua São Leopoldo, 53 – Monte Castelo, Campo Grande – MS, CEP 79010-380.
Fomos recebidas pela diretora que nos acompanhou em toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
A instituição encontra-se organizada e limpa, contendo 10 salas de aula com um número total de 620 alunos, bem como estrutura física com algumas intercorrências.
Na rua onde fica localizada a entrada principal, notamos a inexistência de faixa de pedestre elevada, acarretando sérios problemas no tráfego dos alunos nos horários de chegada e saída.
O pátio da escola, conta com piso desgastado, desnivelado e muito escorregadio, impróprio para passagem de crianças. Ademais, a calha instalada no telhado não comporta o volume das águas das chuvas.
Encontramos infiltrações e pintura velha nas paredes, assim como falta de climatização nas salas de aula.
Observou-se nos corredores das salas de aula a falta de lâmpadas, com fiação aparente, criando um ambiente escuro.
Notou-se na quadra esportiva a necessidade de revitalização da pintura, bem como reparo do telhado, onde telhas faltantes impedem o uso da mesma nos dias de chuva.
Na área que dá acesso a uma das salas de aula, a estrutura da calçada está comprometida devido à ocorrência de uma considerável cratera. Ademais, o muro adjacente a esse local, está em iminente risco de desabamento, devido ao solo úmido, decorrente da nascente constante do terreno ao lado.
Fomos informados que o laboratório de informática está equipado, mas inativo por falta de manutenção.
O forro da unidade necessita de conserto, encontra-se solto e com perigo de cair nos dias de vento forte.
Na área usada pelos alunos durante o intervalo, está com a tampa de ralos quebrada, com perigo de causar acidentes, existe também um lavatório desativado por problemas de vazamento.
O parquinho infantil está interditado há bastante tempo, impróprio para o uso, necessitando de reforma e troca dos brinquedos quebrados, para proporcionar segurança e entretenimento aos alunos
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 23 de maio de 2022.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS