No dia 05 de agosto de 2021, os assessores Adauto Souto, Cibelle Balta e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram visita a Escola Municipal Maestro João Corrêa Ribeiro, na rua Nova Iorque, n.º 227, Jardim Campo Novo, Campo Grande – MS, 79014-100.

Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.

A escola foi inaugurada em setembro de 1999, sendo reformada e ampliada diversas vezes. Por causa disso, o bloco central da escola sofre com rachaduras, hidráulica antiga, sistema elétrico ultrapassado, dentre outros problemas gerados por prédios antigos.

Em consequência do prédio antigo, a falta de manutenção gerou a queda dos pisos de azulejos nas salas (Foto 5 e 20), banheiros, rachaduras na estrutura das paredes (Foto 14 e 17), janelas emperradas. Embora o corpo administrativo da escola tente manter a escola um lugar atrativo para os discentes, os esforços não têm sido suficientes para a preservação do espaço físico (Foto 15).

Ademais, a escola vem enfrentando desde o início da pandemia em decorrência do Coronavírus, inúmeros furtos, dentre eles o extravio de ferros e fios, que geram problemas atuais, como falta de eletricidade na quadra da escola. Em uma das salas de coordenação, as paredes sofreram pichações (Foto 11).

Para contribuir com a segurança da escola, foi necessário a compra e instalação de câmeras de segurança, contudo a compra foi realizada através de verba própria da escola, e não contemplou todos os setores que necessitam.

A unidade educacional não tem extintores de incêndio em número suficiente, item obrigatório, para requerer a segurança dos professores, servidores e alunos. Dos quais foram encontrados na unidade, já se encontram fora da data de validade para manutenção desde 2019. (Foto 10)

Na quadra poliesportiva observamos vários problemas, tais como: mesas de tênis de mesa deterioradas (Foto 6), telas depredadas (Foto 7), piso estufado e com rachaduras (Foto 8), bancos velhos, entre outros. Ademais, é uma das áreas afetadas pela falta de energia elétrica em decorrência dos furtos consecutivos. 

O parquinho foi montado com o esforço dos professores, pais e alunos, para que as crianças tivessem mais um espaço de lazer na escola durante o intervalo entre as aulas.

Foi relatado ainda que a escola sofre com falta de material de expediente, tal como marcador de quadro branco. Além do mais, os jalecos entregues à unidade educacional para dos professores foram insuficientes para atender a todos.

Os banheiros também sofrem com a desídia do poder público, banheiro com defeito (Foto 3), sanitários sem assento (Foto 4), acabamento de azulejo caiu em boa parte das paredes (Foto 5), luzes piscando, fiação exposta (Foto 9).

GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]