No dia 14 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício na Escola Municipal Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira, Rua Barão de Grajaú, s/n, Bairro Parque Novos Estados, Campo Grande – MS, 79034-440.
A equipe chegou ao local por volta das 09:20h, logo na entrada observamos que a escola cumpre todos os protocolos de biossegurança, dispondo de álcool em gel e aferindo a temperatura de todos que adentram ali. (Fotos 1 e 2)
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca das principais demandas.
A escola possui cerca de 1400 alunos matriculados, e possui condições físicas adequadas, com alguns problemas pontuais.
O que pode ser observado em unanimidade são as recorrentes reclamações da internet nos órgãos públicos, sendo que nos dias atuais é a principal ferramenta para possibilitar a realização dos trabalhos.
Reclamações dos computadores disponíveis na escola, que já não cumprem sua função, bem como a internet fornecida pela Prefeitura que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos, dificultando a celeridade do labor, tanto para professores, secretaria, coordenação e os alunos.
Ademais, a sala de informática está desativada, pois não há um Técnico de Informática para acompanhar os alunos durante o uso, bem como os computadores são obsoletos e atualmente está sendo utilizada para realização da entrega de uniformes. (Foto 3)
A escola possui duas quadras de esportes, sendo uma delas coberta e possuem problemas, tais como: falta da rede de futebol, tabela de basquete deteriorada, pintura sem manutenção, grades de proteção estragadas e presença de pombos, colocando os alunos em risco. (Fotos 4, 5, 6 e 7)
Nos foi relatado ainda que a sinalização de trânsito no entorno da escola está sem manutenção e que isso atrapalha o trânsito de veículos nos horários de entrada e saída dos alunos, a calçada possui desníveis, podendo causar acidentes com pedestres e os próprios alunos. Observamos também que a grama da escola está sem manutenção e obtivemos a resposta que só é realizada apenas duas vezes por ano, não sendo suficiente para manter o gramado baixo. (Fotos 8, 9, 10 e 11)
Podemos observar ainda um problema estrutural muito grave na parte de trás da escola, o muro está cedendo por conta das chuvas e mesmo a direção da escola ter solicitado reparo, não houve conserto, e diante disso os pedestres e alunos estão em risco, pois o muro poderá cair a qualquer momento. (Fotos 12, 13 e 14)
Outro ponto a se destacar, é que o parquinho está desativado por falta de manutenção, porém nos foi informado que já está sendo providenciado e que em breve voltará a ser utilizado pelos alunos. (Fotos 15 e 16)
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS