No dia 05 de junho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimaraes, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício à Escola Municipal Professor José de Souza – Zezão, localizada na Rua das Carmélias, s/n, Bairro Buriti, Campo Grande/MS, CEP 79091 – 020.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade educacional e trazendo informações acerca da rotina administrativa e pedagógica da instituição.
I – DA VISTORIA
A escola encontra-se com algumas irregularidades estruturais necessitando de reparos ou melhorias, abaixo elencadas.
A escola possui uma estrutura compreendida por 23 (vinte e três) salas de aulas, atendendo cerca de mil e quinhentos alunos, durante dois turnos, quais sejam, matutino e vespertino. Esses ambientes apresentam-se satisfatoriamente mobilados, climatizados e estruturados. (Foto 2)
Com relação aos computadores e internet utilizados pelos servidores da unidade educacional, aqueles apresentam-se em quantitativo insuficiente, bem como rede de internet morosa, interferindo diretamente na rotina pertinentes à repartição, tanto ao setor administrativo quanto aos professores. (Foto 3)
A cozinha está bem estruturada, organizada e equipada, bem como a despensa que encontra-se satisfatoriamente provida e arejada. Entretanto, a porta apresenta-se sem tela e corroída pela ferrugem, em dissonância ao preconizado nas regras higiênico sanitárias. (Fotos 4 e 5)
Observou-se a estrutura metálica, a qual contribui ao sustento da cobertura da unidade, acometida por oxidação, necessitando de manutenção preventiva, evitando maiores danos. (Foto 6)
Nota-se em um determinado local da escola, a presença de extensa rachadura, havendo necessidade de preeminente conserto, evitando o prolongamento dessa disformidade. (Foto 7)
Ainda sobre irregularidade estrutural, observa-se a desconformidade do calçamento da parte externa, bem como do pátio central da unidade, visto que ocorrem rachaduras e buracos nesses locais, incorrendo em possíveis incidentes durante a circulação de alunos e servidores. (Fotos 8 e 9)
Os banheiros encontram-se, em sua maioria, em condições precárias de uso, tanto para alunos, quanto para servidores. Nota-se ausência de manutenção e conservação hidráulica, bem como vazamento no encanamento, inexistência de tampas e assentos sanitários. (Fotos 10 e 11)
Nos sanitários dispostos próximo à quadra de esportes, a situação é ainda mais degradante. O forte odor, pias sem sifões, ausência de portas e inexistência de higiene, evidencia um ambiente extremamente putrefato. (Fotos 12 e 13)
No intuito de incentivar a prática de atividades físicas, torna-se imprescindível a revitalização da quadra esportiva, bem como o conserto da grade de proteção, bem ainda a instalação de tabelas de basquete. (Foto 14)
É sabido o grau de dificuldade da prevenção e impedimento de pragas urbanas nas escolas. Destarte, faz-se necessária orientação ou solvência da presença de pombos na unidade, vetor para transmissão de graves doenças aos usuários da instituição. (Foto 15)
Durante a visita em comento, notou-se a inexistência de extintores por toda a extensão da unidade escolar, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção de alunos e servidores, sendo necessária a devida adequação. (Foto 16)
II – DA CONCLUSÃO
Observamos que a escola, apesar das adversidades supracitadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos alunos e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade do bom andamento desta unidade, faz-se necessário soluções das referidas intercorrências.
Diante do exposto exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 05 de junho de 2022.