No dia 18 de maio de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Praça do Rádio Clube, na Avenida Afonso Pena, s/n, Bairro Centro, Campo Grande – MS, 79072-444.
A praça está localizada no centro de Campo Grande, entre as Ruas Padre João Crippa e Pedro Celestino, o local detém infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades físicas, de lazer e entretenimento. Por conta da falta de manutenção a praça hoje requer intervenções em alguns aspectos.
O local possui uma pista de caminhada em seu entorno, passando também pelo centro da praça, porém observamos que em vários pontos há desnível no calçamento, gerando risco às pessoas que praticam caminhada e principalmente aos idosos. (Fotos 1, 2 e 3)
Os bancos para repouso estão em péssimas condições de uso, pois estão quebrados e sem assentos. Conforme explicado pela administração da praça, os assentos foram feitos com madeira e a exposição ao sol e a chuva foram empenando e quebrando. Além dos bancos, várias lixeiras estão danificadas, sem o cesto de lixo. (Fotos 4, 5 e 6)
Percebemos que a praça possui uma arborização adequada, porém algumas árvores estão em situações críticas, com risco de queda, podendo danificar a grade do parquinho e até mesmo atingir um munícipe que esteja praticando atividade física. (Foto 7)
Na referida praça está localizada a Concha Acústica Família Espíndola que é utilizada para shows regionais e nacionais, proporcionando lazer e diversão aos cidadãos de Campo Grande, porém vários problemas estruturais foram verificados devido a falta de manutenção que comprometem sua utilização, são eles: infiltrações na laje estrutural do palco; fiação da tomada exposta; infiltrações na parede dos camarins; vasos sanitários sem assento e tampa; descarga danificada; ralos sem proteção; infiltração com mofo na parede do segundo camarim; chuveiro do banheiro com vazamentos constantes; falta de extintor de incêndio.
Outro problema observado na praça é a falta de tampa de proteção na caixa de energia, bem como as tampas das caixas de esgoto estão quebradas. (Fotos 18 e 19)
As praças proporcionam inúmeros benefícios tanto para a qualidade do meio ambiente e o equilíbrio ambiental, quanto para saúde e bem-estar da população citadina, além de propiciar a prática de atividades físicas e espaço para recreação de crianças.
A falta de usuários está atrelada a falta de manutenção, e esta é responsável pela falta de investimentos públicos, que gastam uma soma maior para restaurar do que para manter.
A praça é muito conhecida em toda a cidade e está localizada no centro da cidade, podendo ser a única opção de lazer de diversas pessoas que ali residem, por tal motivo o Poder Público deverá zelar pela manutenção, conservando sua estrutura e dispondo de opções de lazer para que o local fique atrativo para os cidadãos que a utilizam.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 18 de maio de 2022.