Em 06 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Astrogildo Carmona, localizada à rua São Cosme e Damião, S/n – Vila Carlota, Campo Grande – MS, 79080-420.(FOTO 1)
Fomos atendidas por uma servidora que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A unidade oferta atendimento a uma população de aproximadamente 20.000 pessoas.
Foi nos relatado que há falta de um médico, dois enfermeiros e um farmacêutico, para que o quadro de pessoal esteja completo.
A recepção dispõe de um aparelho de ar condicionado antigo, não oferecendo uma climatização adequada. Os equipamentos de informática estão obsoletos, morosos e em número insuficiente, premente a substituição de tais equipamentos visando à agilidade nos atendimentos e à celeridade na rotina dos servidores, visando a melhoria no setor administrativo.(FOTO 2)
A triagem dos pacientes funciona em um local improvisado e aberto, devido a falta de salas para que ela se instale, não havendo privacidade aos pacientes e servindo de local de passagem para outras dependências da unidade. O mobiliário encontra-se avariado, sendo necessário o reparo ou a substituição do mesmo.(FOTO 3)
Os agentes comunitários de saúde não possuem uma sala específica, utilizando a sala de reunião, que não possui nenhum equipamento de informática, a pintura das paredes está desgastada e com infiltração.(FOTO 4)
O setor de Odontologia encontra-se com paredes com pinturas deterioradas e com a presença de bolor. O ar condicionado é antigo e não oferece a climatização apropriada.( FOTO 5 e 6)
A sala de curativo não possui ar condicionado e as paredes apresentando mofo e estufamento da pintura. (FOTO 7)
Foi nos relatado que a autoclave não está funcionando, a repartição envia os materiais para serem esterilizados na unidade do bairro Moreninhas.
Os extintores da unidade mostram-se vencidos, tendo que serem recarregados, para que não coloquem em risco o patrimônio, usuários e servidores.(FOTO 8)
A sala de enfermagem apresenta-se desativada, há paredes com pintura descascada e com bolor, luminárias soltas e sem lâmpadas, o local tem um cheiro de mofo, tornando-se um local insalubre tanto para os usuários bem como para os colaboradores, além de apresentar riscos caso haja o uso do espaço. (FOTO 9 e 10)
O banheiro destinado ao uso dos servidores, não possui lâmpada, o vaso encontra-se sem tampa, paredes com a pintura deteriorada e com mofo.(FOTO 11)
Na calçada de passeio da unidade encontram-se duas árvores vultosas, que as raízes comprometem a calçada, folhas e galhos entopem as calhas, fazendo com que no período chuvoso ocorra infiltração nas dependências da repartição. Requer ou a poda radical das mesmas ou a substituição por plantas mais adequadas para o local. (FOTO 12 e 13)
II – DA CONCLUSÃO
A unidade possui uma estrutura antiga, carece de reforma urgente do prédio, que apresenta rachaduras aparentes, fiação exposta, substituição dos aparelhos de ar condicionado para a conveniente climatização das dependências da repartição. Manutenção do telhado, bem como a limpeza e se necessário reparo e troca de calhas.
É de extrema urgência e necessidade que os equipamentos de informática sejam substituídos e que haja a aquisição de novos, em razão de que existe um comprometimento na qualidade dos serviços ofertados à população.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 06 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS