No dia 19 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram visita de ofício à Unidade de Saúde da Família Dr. Alfredo Neder, localizada na Rua dos Recifes, nº 981, Bairro Coophavilla II, Campo Grande/MS, CEP 79097-050. (Foto 1)

Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.

I – DA VISTORIA

A estrutura da repartição é ampla, bem distribuída em salas e consultórios, adaptados conforme a necessidade da instituição. Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que os ventiladores instalados, muitos estão estragados, e os que ainda funcionam não conseguem atingir uma adequada refrigeração do ambiente. (Foto 2)

Com relação aos computadores utilizados pelos servidores da unidade, percebe-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos, posto que os disponíveis na repartição, apresentam-se obsoletos e em quantitativo insuficiente, prejudicando os atendimentos ofertados. 

Observamos, na vista em comento, algumas portas e janelas com vidros quebrados ou faltantes, bem assim com esquadrias significativamente corroídas pela ferrugem. (Foto 3)

A farmácia encontra-se devidamente provida e adequadamente climatizada. Entretanto, há severa ocorrência de infiltrações, proliferação de mofo e forte odor característico, situação esta que prejudica a correta conservação dos medicamentos, incorrendo em contaminação, bem assim a situação insalubre que o servidor permanece durante a jornada de trabalho. (Foto 4)

Situação análoga conforme acima descrita, encontramos em outras dependências da unidade, como na sala de curativos, setor de inalação, sala de reuniões e recepção, comprometendo a estrutura da repartição e riscos à saúde de servidores e usuários. (Foto 5)

É sabido que as vacinas não podem sofrer interferências na faixa de temperatura, então, a utilização de sistemas de monitoramento de temperatura e umidade é fundamental para garantir a eficácia do produto. Posto isto, faz-se iminente o conserto da câmara fria disposta na unidade, a qual encontra-se avariada, motivando que os imunizantes sejam armazenados em caixas térmicas. (Foto 6) 

Durante a visita em comento, constatamos em determinadas salas e consultórios deformidade no revestimento das paredes, visto que há o descolamento recorrente de azulejos nesses locais. (Foto 7)

Na parte externa da unidade, a cobertura metálica está consideravelmente corroída pela ferrugem, prejudicando sua estrutura, sendo imprescindível iminente conserto. (Foto 8)

  II – DA CONCLUSÃO

Em uma visão geral, mesmo diante das adversidades encontradas, a equipe da unidade tem prestado um eficiente atendimento, no intuito da melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população assistida.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 19 de janeiro de 2023.

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]