No dia 10 de fevereiro de 2022, os assessores, Pablo Chaves e Rogério Peixoto de Azevedo, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Astrogildo Carmena, localizada na rua São Cosme e Damião, s/n, Vila Carlota, Campo Grande – MS,79080-420.
Fomos atendidos pela responsável da unidade que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
A unidade atende em sua maioria toda a população do bairro, e encontra-se com dificuldade para atender essa demanda, devido a sua estrutura que não consegue atender o grande número de pacientes.
A UBS encontra-se bastante comprometida, principalmente em relação a salubridade, tendo mofo em salas e consultórios. (Foto 1).
Diversas salas com problemas de infiltração, dentre elas a sala das enfermeiras, teto com mofo e descascada, sala de espera com ventilador estragado, o aparelho de ar-condicionado da recepção está emprestado por um servidor que o levou de sua casa. (Fotos 2 e 3).
Identificamos ainda que as autoclaves estão com defeito, além de que na sala de odontologia há presença de infiltração na parede com rachaduras. (Fotos 4 e 5).
Os consultórios médicos necessitam de computadores, pois os médicos precisam levar seus notebooks para que o atendimento seja realizado, também há falta de computadores que foram recolhidos para conserto e até o momento não foram devolvidos, além de que todos os computadores da unidade são antigos, lentos e com pouca memória, bem como foi relatado que a internet é lenta e instável. (Fotos 6, 7, 8 e 9).
O laboratório, sala de medicação, sala de curativo, precisam de ventiladores ou ares-condicionados, pois não há ventilação, ficando muito abafado.
Na cozinha estão faltando cadeiras para que os funcionários se sentem para fazer suas refeições, bem como em outras salas várias cadeiras estão com defeitos ou rasgadas
A porta do banheiro masculino não fecha.
A sala de gerências necessita de móveis para armazenar utensílios, bem como renovação dos móveis da sala, o corredor de entrada da sala está com a rampa descascada e o almoxarifado está lotado, precisando de uma nova sala. (Fotos 10, 11, 12, 13, 14,15 e 16).
Importante destacar que a farmácia da unidade é bem organizada, porém está em falta medicamentos antibióticos. (Foto 17).
A maior reclamação da gerente da unidade foi a superlotação, e um pedido para ter uma nova unidade para atender a população do local.
Reiteramos, por fim, que a unidade sofre com inúmeras infiltrações, pois são recorrentes goteiras em razão de problemas estruturais no telhado. (Foto 18)
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.