No dia 16 de fevereiro de 2022, o assessor, Pablo Chaves, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizou vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Jair Garcia Freitas, na Rua Rui Barbosa, 4670, bairro São Francisco, Campo Grande – MS, 79002-367.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
A unidade atende em sua maioria toda a população do bairro, e já encontra dificuldade para atender a população da unidade, devido a sua estrutura que não consegue atender a demanda de pacientes.
A UBS encontra-se pouco comprometida, somente em relação a estrutura da unidade, apresentando algumas infiltrações na parede do consultório, rachaduras na parede próximo ao ar-condicionado, toldo rasgado, necessitando reparos. (Fotos 1, 2, 3 e 4)
As salas estão muito bem conservadas, porém nos foi relatado que falta cadeiras para os funcionários, algumas cadeiras estão com o assento rasgado, faltam computadores para os funcionários e os computadores que a unidade possui são antigos, onde muitas vezes compromete o trabalho. (Fotos 5 e 6)
Também, foi observado que não há presença de extintores na unidade, colocando em risco a população daquele local e os próprios funcionários, bem como faltam placas de identificação nas saídas de emergência da referida unidade. (Foto 7, 8 e 9)
Na sala de odontologia, verificamos que a janela possui ferrugem corroendo a estrutura e há vazamento na pia da sala. Já na sala de esterilização a autoclave não está funcionando há aproximadamente 3 anos por falta de manutenção (Foto 10, 11 e 12)
Na farmácia, percebemos que não há espaço suficiente para os funcionários, estão com falta de medicamentos de uso contínuo e também falta um computador, porém as prateleiras estão muito bem organizadas. (Fotos 13, 14, 15 e 16)
Na recepção interna que dá acesso ao consultório da ginecologia e farmácia, foi solicitado um portão para evitar que pessoas não entrem quando a unidade não está em funcionamento, pois o muro é baixo. No banheiro feminino verificamos que está sem luz, pois o interruptor está com defeito e o vaso sanitário está sem assento e tampa. (Fotos 17, 18, 19)
Por fim, observamos que a unidade está muito bem estruturada, organizada, limpa, não há espaço para atender a demanda de pacientes, porém os funcionários são muito atenciosos e educados com a população.
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações em relação a internet, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS