No dia 30 de abril de 2021, os assessores Ana Flávia Abrahão e Dhiuliano Preci, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde – NOVA ESPERANÇA, rua Anhumas, 383 – Vila Piratininga, Campo Grande – MS, 79081-190.
Durante toda a fiscalização fomos acompanhados por um dos funcionários que ali trabalha e pode apontar as maiores reclamações dos servidores e população.
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores com tecnologia obsoleta disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, trazendo consequente lentidão no atendimento. A internet fornecida pela Prefeitura é via rádio, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos. (Foto 4 e 8)
Conforme pode ser observado nas fotos que seguem acostadas a este relatório, a mobília usada pelos funcionários não atende ao mínimo requisitos de ergonomia, as salas possuem pinturas antigas com falhas em diversos ambientes. (Foto 12, 14 e 16)
A pintura em vários ambientes da unidade estão cedendo à infiltração (Foto 1, 2, 10 e 17). As macas de atendimento também estão comprometidas, com estofado rasgado (Foto 10)
Há consultórios sem iluminação ante a falta de lâmpadas (Foto 6). A farmácia é minúscula, sem atender conseguir comportar. A unidade não tem extintores de incêndio em número suficiente, item obrigatório, para requerer a segurança dos servidores e pacientes. Dos quais foram encontrados na unidade, já não se encontram fora da data de validade para manutenção. (Foto 5 e 9)
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica. (Foto 20)
GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS