Em 10 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Arnaldo Estevão de Figueiredo, localizada à Travessa dos Relojoeiros, n° 129, Residencial Rancharia, Campo Grande – MS, 79043-013. (FOTO 1)
Fomos atendidas por uma servidora que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido à população.
I – DA VISTORIA
A recepção apresenta computadores antigos e morosos, a internet é lenta, comprometendo o atendimento aos usuários e o trabalho da equipe.
Foi nos relatado que há falta de um farmacêutico, a farmácia funciona com um servidor do setor administrativo fazendo a dispensa dos medicamentos.
Os consultórios médicos possuem climatização com ar condicionado, mas com equipamentos de informática antigos e morosos, carecendo a substituição dos mesmos.
Os agentes comunitários de saúde não possuem uma sala específica, utilizam a sala multiuso, que não possui ar condicionado e somente um equipamento de informática, fazendo com que a função dos mesmos fique prejudicada. (FOTO 2)
A sala de reunião da unidade, tem sido utilizada como local para testagem de COVID, está com lâmpada, com fiação exposta e pendente, colocando em risco tanto os usuários quanto os servidores. (FOTO 3)
Os banheiros destinados aos usuários são limpos e com a acessibilidade adequada. (FOTO 4)
A sala destinada à assistente social não dispõe de ar condicionado.
O consultório da enfermagem é premente a instalação de climatização apropriada, pois há incidência de luz solar vespertina, a refrigeração é imprescindível para um melhor resultado para quem necessita de tal atendimento. As paredes estão com pinturas descascadas, com infiltração e bolor aparente. (FOTO 5 e 6)
O portão de acesso ao estacionamento da unidade mostra-se quebrado, não permitindo o acesso dos servidores ao estacionamento, ficando destravado gerando insegurança. (FOTO 7)
As paredes externas mostram-se com a pintura deteriorada, necessitando de uma revitalização para a conservação da estrutura externa. (FOTO 8)
II – DA CONCLUSÃO
A unidade apresenta-se limpa e organizada e foi recentemente reformada. Faz-se necessário reparos em locais pontuais da repartição, bem como a substituição dos equipamentos de informática, para o melhor atendimento ao usuário e a celeridade na rotina dos servidores. Requer a adequada refrigeração de alguns locais da repartição.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em anexo, serão encaminhados aos órgãos competentes, para conhecimento e devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 10 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS