No dia 11 de fevereiro de 2022, o assessor, Pablo Chaves, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizou vistoria na Unidade de Saúde da Família Dr. Edgar Pedro Raupp Sperb, na Travessa dos Gráficos, n.º 24, bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo, Campo Grande – MS, 79043-021.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
A unidade atende em sua maioria toda a população do bairro, que já encontra dificuldade para atender a população da unidade, devido a sua estrutura que não consegue atender a demanda de pacientes.
A USF encontra-se bastante comprometida, principalmente em relação a estrutura da unidade, que mesmo tendo sido construída há dois anos, está com sérios problemas estruturais, como infiltração nas paredes, janelas quebradas, portas com maçanetas que não funcionam. (Fotos 1, 2, 3 e 4)
Diversas salas com problemas de infiltração, dentre elas a sala das enfermeiras, onde escorre água da chuva pela instalação elétrica das lâmpadas quando chove, inclusive causando a queda das luminárias. (Fotos 5 e 6)
Também, a autoclave está sem funcionar há algum tempo por falta de manutenção, mesmo sendo feito solicitação, não foi atendida. Na farmácia, está havendo falta de vários medicamentos e um problema muito sério é que não há farmacêutico na unidade, o que causa bloqueio de distribuição de alguns medicamentos, porém está muito bem organizada. (Fotos 7 e 8)
Há problemas também no bebedouro da unidade, portas com batentes quebrados, falta material de escritório, como canetas, pastas, grampeadores etc, os computadores são antigos e com internet com oscilações e lenta.
A maior reclamação da gerente da unidade foi a superlotação, e um pedido para ter uma nova unidade para atender a população do local.
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações em relação a internet, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.
Reiteramos, por fim, que a unidade sofre com inúmeras infiltrações, pois são recorrentes goteiras em razão de problemas estruturais no telhado. (Fotos 9 e 10)
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 11 de fevereiro de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS