No dia 09 de abril de 2021, os assessores Adauto Souto e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde da Família Bonança, na Rua Jardim Santo Inácio, nº 250, Bairro Bonança, Campo Grande – MS, 79116-250.

Diferente de algumas fiscalizações, essa unidade encontra-se com problemas muito aparentes de estrutura. Fomos atendidos por uma servidora que acompanhou toda a fiscalização, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.

A unidade encontra-se em um bairro com maioria de moradores da terceira idade, logo os pacientes costumam ser idosos, que já encontram dificuldade de acesso ao prédio, que também não tem identificação, pois as recorrentes chuvas derrubaram a placa, que nunca foi reposta. (Fotos 1 e 2). 

O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet via rádio, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos. Inclusive o notebook disponível para triagem foi reutilizado, pois era usado pelos ACS, agentes comunitários de saúde. (Foto 3) 

No corredor principal é possível observar dois óbices, extintores fora da data de validade e falta de iluminação, sendo possível observar luminárias queimadas ou sem lâmpada. (Foto 4) 

A unidade sofre com inúmeras infiltrações, pois é recorrente alagamentos e goteiras em razão de problemas no telhado. (Foto 5)

Houve a construção de um anexo, contudo este nunca foi entregue a população, e devido a um furto ocorrido em meados de outubro de 2020, onde levaram os fios de cobre e o padrão nunca pode ser instalado a fiação elétrica, causando assim a inutilização do prédio.

Além do mais, a obra inacabada encontra-se com inúmeros problemas aparentes, como rachaduras, banheiro interditado e goteiras, fazendo com que os servidores sintam-se obrigados a abrir todos os cômodos do anexo para não mofar. (Foto 7, 8 e 11)

A sala destinada à odontologia não tem a esterilização necessária, vazamento intermitente da cuba da cadeira odontológica.

O anexo terá capacidade para instalação de três cadeiras odontológicas, que já se encontram com o ar-condicionado instalado e cadeiras na unidade, porém encaixotadas. (Foto 9 e 10)

A unidade utiliza parte da recepção como farmácia, uma vez que no anexo as salas não tem eletricidade e características para o armazenamento dos medicamentos.

É possível observar que tais problemas se acarretam devido a falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tal obra que iniciou-se poderia hoje trazer inúmeros benefícios à população e servidores que ali trabalham, contudo o que observa-se são imóveis velhos trazidos de outras unidades (Foto 10) e rachaduras aparentes. (Foto 19 e 20).

GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]