No dia 23 de abril de 2021, os assessores Adauto Souto e Pâmela Fabricio, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Lar do Trabalhador, Dr. Nicolau Fragelli, na Rua Narcisos, nº 20, Bairro Lar do Trabalhador, Campo Grande – MS, 79110-524.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. A unidade atende em sua maioria idosos, que já encontram dificuldade para adentrar a unidade, devido a seu difícil acesso. (Foto 1)
A UBS encontra-se bastante comprometida, principalmente em relação a salubridade, tendo mofo em salas, consultórios, depósito, banheiros e demais dependências. (Foto 2)
O local mais acometido pelo bolor é uma sala destinada a guardar itens de uso em geral, utilizado na maioria das vezes por servidores encarregados da limpeza. (Fotos 3 e 4)
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações dos computadores disponíveis nas unidades, que já não cumprem sua função, bem como a internet via rádio, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos, fazendo com que muitas vezes levem seus notebooks pessoais para realizarem os atendimentos.
Nos corredores é possível observar como o velho forro de madeira cedeu devido às infiltrações, comprometendo também a pintura das paredes. (Foto 5 e 6)
A unidade sofre com inúmeras infiltrações, pois são recorrentes goteiras em razão de problemas estruturais no telhado. (Foto 7 e 8)
O prédio é antigo, e apresenta problemas na estrutura, com rachadura em diversos locais da unidade. (Foto 11, 12 e 13)
A unidade encontra-se com apenas uma porta de saída, descumprindo normas de proteção contra incêndios, vez que até as janelas não possibilitam uma saída de emergência, pois são basculantes. (Foto 14)
Móveis que já ultrapassaram seu tempo de vida útil, são comuns nas unidades, que muitas vezes parecem depósitos de móveis antigos. Armários quebrados, cadeiras rasgadas são os mobiliários disponíveis para os servidores. (Foto 18 e 19)
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica. (Foto 20)
GABINETE PROF. ANDRÉ LUIS