No dia 9 de fevereiro de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício a Unidade Básica de Saúde Dra. Marly Anna T. B. G, Ferreira, na Rua Torquato Neto, 28, Jardim Marabá, Campo Grande – MS, 79023-131. (Foto 1 e 2)
Fomos acompanhados na vistoria por um servidor que relatou que a instituição atende cerca de nove mil usuários e que no ápice da pandemia (COVID-19), a demanda chegou a doze mil usuários.
Constatamos problemas de infiltração, principalmente na recepção onde o teto está em péssimo estado. (Foto 6, 7 e 8)
Há necessidade de conserto da autoclave, a qual encontra-se há mais de um ano nesse estado, reduzindo o atendimento à comunidade em função da escassez de material esterilizado. (Foto 14)
Nas salas, em geral, os ares-condicionados precisam de manutenção e, em alguns casos, a troca dos mesmos. (Foto 11)
Nos corredores da unidades não há forro, fazendo com que a fiação fique exposta. (Foto 12)
Em que pese a reforma da unidade ter ocorrido há cerca de um ano, observamos que ajustes e instalações ainda não foram finalizados, como por exemplo a ausência de ventilador.
Os banheiros são devidamente assistidos para pessoas portadoras com necessidades especiais, bem como a rampa de acesso frontal adaptada para esses usuários.
A segurança da instituição é realizada pela guarda municipal durante o período noturno e aos finais de semana.
No corporativo da unidade, identificamos a necessidade de um farmacêutico para que haja a distribuição devida dos medicamentos, uma vez que nesse momento essa atribuição compete a um dispensador devidamente qualificado, mas restrito para a liberação de medicamentos controlados. (Foto 13)
O que pode ser observado em unanimidade em todas as unidades visitadas até o momento, são as recorrentes reclamações em relação à internet, fornecida pela Prefeitura, que não entrega uma velocidade razoável para que os servidores possam realizar os trabalhos.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS