No dia 14 de junho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram uma visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Familiar Serradinho – Dra Sumie Ikeda Rodrigues, localizada na Rua Delmiro Gouveia, n ° 427, Bairro Vila Serradinho, Campo Grande/MS, CEP 79104-07.
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. Os problemas pertinentes à infraestrutura são os de maior relevância encontrados na unidade.
No acolhimento alocado junto à recepção, fica evidente a falta de confortabilidade e privacidade, visto que foram alocados mesa, cadeira e computador junto à recepção, expondo os usuários durante o atendimento. (Foto 2)
A unidade possui uma estrutura modesta, restando em consultórios também diminutos, o que facilita uma circulação de arrefecimento ineficaz, fazendo-se necessária a instalação adequada de ar condicionado ou ventiladores. (Foto 3)
Os agentes comunitários de saúde não possuem um local específico para realizarem suas atividades. Destarte, a sala de reuniões está disponibilizada a esses servidores para que possam concluir os trabalhos realizados junto à comunidade. (Foto 4)
Devido à antigas infiltrações ocorridas na unidade, porém já resolvidas, restam manchas de mofo resultante dessas intercorrências, sendo necessária a revitalização da pintura, extinguindo qualquer foco de insalubridade. (Foto 5)
Em um dos consultórios, nota-se o revestimento danificado em função do descolamento de azulejos, expondo o concreto e acarretando em um ambiente não salutar, vindo de encontro ao proposto pela unidade. (Foto 6)
A farmácia apresenta-se adequadamente estruturada, provida e climatizada, qualificando as condições de trabalho e atendimento aos usuários da unidade. Outrossim, a sala de esterilização consta com todo o aparato pertinente ao cumprimento das demandas da repartição. (Foto 7 e 8)
Na parte externa da unidade, no intuito de proteger o ambiente de chuvas, nota-se a necessidade de estender a cobertura já existente entre os blocos, bem como a realização da limpeza das calhas, em menor espaço de tempo, e a substituição de telas avariadas, visto que tais situações encharcam os mencionados ambientes quando da ocorrência desses eventos. (Fotos 9, 10 e 11)
A pandemia, ainda sem quaisquer indícios de um desfecho, demanda o reajuste na estrutura de atendimento. Sendo assim a entrada do consultório destinado aos sintomáticos, foi deslocada para a parte posterior da unidade. Entretanto, a rampa de acesso ao interior dessa sala, encontra-se com a calçada irregular, dificultando o acesso às pessoas com deficiência e idosos. (Foto 12)
O setor administrativo possui menor disponibilidade de computadores, bem como rede de internet incompatível, acarretando na morosidade de atendimentos e prejuízo nos indicadores a serem atingidos pela repartição. (Foto 13)
Notória a adequação da unidade, conforme a estrutura de porte regular que possui. Sendo assim, as recepções para usuários aguardarem o atendimento, estão dispostas em alguns pontos da unidade devidamente mobiliadas e climatizadas. (Foto 14)
Observamos que a repartição, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da unidade, faz-se necessária urgentes soluções das mencionadas intercorrências.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 14 de junho de 2022.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS