No dia 01 de junho de 2022, as assessoras Liziane Albuquerque e Simone Guimarães, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizamos uma visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Coronel Antonino – Dr. Arthur Vasconcelos Dias, localizada na Rua Dr. Antonio Meirelles, n.º 1355, Bairro Coronel Antonino, Campo Grande/MS, CEP 79011-060. (Foto 1)
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população. Os problemas de infraestrutura, condições precárias de funcionalidade e falta de equipamentos, são algumas fragilidades identificadas nesta oportunidade.
Faz-se necessária a substituição de inúmeras portas que encontram-se deterioradas, bem como conserto e manutenção de banheiros destinados às pessoas portadoras de necessidades especiais. (Fotos 2 e 3)
Observou-se a deformidade do forro em locais pontuais da unidade, resultando em consideráveis fendas nessas áreas. Ademais, a ineficiência na construção do telhado, acarreta a incidência de infiltrações, prejudicando a infraestrutura do local. (Fotos 4, 5 e 6)
O serviço de vacinação encontra-se prejudicado, uma vez que não consta na unidade uma câmara fria para que ocorra o acondicionamento das vacinas. Ademais, para garantir a segurança e eficácia dos insumos, uma geladeira convencional está em fase de teste para que possa armazenar os insumos e, então, proceder a imunização da população. (Foto 7)
O setor de odontologia padece com a infraestrutura inadequada, como cadeiras odontológicas obsoletas, rachaduras nos azulejos e instrumentais em quantitativo insuficiente. Ademais o ralo para esgotamento de água, encontra-se isento da devida tampa, situação esta constatada em outras dependências da unidade. (Fotos 8 e 9)
A autoclave disposta na unidade está danificada, restando a esterilização dos instrumentais ter que ser processada em outro local, acarretando na morosidade de atendimento à população, bem como extravio dos referidos objetos no traslado entre as localidades. (Foto 10)
A pintura da instituição encontra-se bem desgastada, caracterizando um aspecto de total abandono, refletindo diretamente no atendimento aos usuários e aos servidores, que não encontram um local adequado para trabalhar. (Foto 11)
Como na maioria das demais unidades, o que pode ser observado, são as recorrentes reclamações dos computadores, em números insuficientes e os dispostos na repartição, são extremamente obsoletos. Outrossim, equipamentos como esfigmas, balanças, aparelhos para terapia ocupacional, entre outros, requer sejam adquiridos imediatamente, visto que não constam constam na unidade.
Ressalta-se, ainda, a irregularidade na parte externa da unidade, onde, irregularmente, carros são estacionados na calçada ao entorno da repartição, dificultando o acesso a cadeirantes, que são obrigados a utilizar a rua, bem como bloqueando a passagem de transeuntes. (Foto 12)
Em uma visão geral, as fotos comprovam a calamidade do espaço que não fornece as mínimas condições de trabalho. A sensação engendrada é de mal-estar para quem ali frequenta, comprometendo a qualidade do serviço prestado, bem como a própria saúde dos funcionários.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório será encaminhado aos órgãos competentes, para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 01 de junho de 2022.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS