No dia 09 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André Luis, realizaram vistoria na Unidade Básica de Saúde Dr. Celso Lacerda de Azevedo – UBS Pioneira, localizada na Rua Ana Liza de Souza, n.º 685, Bairro Pioneira, Campo Grande – MS, CEP 79002-530. (Foto 1)
Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.
I – DA VISTORIA
A estrutura da repartição é demasiadamente antiga, distribuída em salas e consultórios, adaptados conforme a necessidade da instituição. Na recepção notou-se a ineficácia da ventilação, visto que os ventiladores instalados, não são suficientes para arrefecer o local. Com relação aos computadores, percebe-se a necessidade de aquisição de novos equipamentos, uma vez que o quantitativo é insuficiente e obsoleto, resultando em um atendimento moroso. (Foto 2)
A climatização da unidade encontra-se prejudicada devido aos equipamentos instalados, sejam ar condicionado ou ventiladores, encontram-se obsoletos ou insuficientes , ou ainda, determinadas salas e consultórios, estão desprovidos de quaisquer equipamentos de refrigeração, restando em ambientes desagradavelmente tórridos. (Foto 3)
A câmara fria para conservação de vacinas, apresenta-se danificada, necessitando de iminente conserto, visto que esses medicamentos estão sendo armazenados em geladeira. É sabido que as vacinas não podem sofrer interferências na faixa de temperatura, então, a utilização de sistemas de monitoramento de temperatura e umidade é fundamental para garantir a eficácia do produto. (Foto 4)
A unidade já passou por reforma e ampliação, entretanto devido ao desgaste do uso e do tempo, nota-se a precisão de revitalização da pintura, interna e externa, pois observa-se a ocorrência de severas manchas, resquícios de infiltrações, bem como conserto das rachaduras que incidem em sua estrutura. (Foto 5)
Durante visita em comento, constatou-se a inexistência de extintores em determinados pontos da unidade, o que pode acarretar riscos aos servidores e usuários. (Foto 6)
Na parte posterior da unidade, a estrutura do forro encontra-se danificada, com uma enorme fenda, viabilizando a vazão de água pluvial e a possibilidade da entrada e saída de pragas e bichos do telhado. (Foto 7)
Os consultórios dispostos nessa área posterior da repartição, encontram-se consideravelmente prejudicados quanto à iluminação, visto que o corredor adjacente a esses consultórios, apresenta-se demasiadamente obscuro, devido à escassez de luminárias nesse local. (Foto 8)
II – DA CONCLUSÃO
Em uma visão geral, mesmo diante das adversidades encontradas, a equipe da unidade tem prestado um eficiente atendimento, no intuito da melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população assistida.
Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.
Diante do exposto, visando ao aprimoramento da unidade, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes, para as devidas providências.
É o relatório.
Campo Grande – MS, 09 de janeiro de 2023.
GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS