No dia 09 de março de 2022, os assessores Pablo Chaves e Simone Guimaraes, do gabinete do Vereador Prof. André Luís, realizaram visita de ofício na Unidade Básica de Saúde Dr. º Jorge David Nasser, Av. Paulista, 622-702 – Jardim Nhanhá, Campo Grande – MS, 79081-010. (Foto 1)
Fomos atendidos por um servidor que acompanhou toda a visita, apontando as maiores reclamações dos servidores e população.
A unidade atende, em sua maioria, toda a população do bairro, bem como os que residem próximos. Nos foi relatado que a repartição necessita de reforma do prédio para que atenda a demanda de pacientes com a devida qualidade e segurança. A UBS encontra-se estruturalmente comprometida, apresentando algumas infiltrações, rachaduras nas paredes, necessitando reparos. (Fotos 2,3,4 e 5)
Os computadores, bem como a rede de internet, não atendem à demanda da unidade, repercutindo em um atendimento moroso e insatisfatório. Na tentativa de amenizar a deficiência no atendimento aos usuários, esses profissionais pagaram do próprio bolso para terem acesso à internet e desenvolverem as suas atividades.
Na visita da UBSF, notou-se a inexistência de extintores em todas as dependências da unidade, o que pode acarretar na ineficiência da segurança e proteção dos cidadãos que usufruem dessa unidade.
Na farmácia, a infiltração advinda do teto da sala, está impregnado na porta e teto do corredor lateral à mesma. Nessa oportunidade, nos foi informado que os medicamentos então constantemente faltosos, acarretando na ineficiência do tratamento aos usuários. (Fotos 6, 7 e 8)
Na sala de coleta, o ventilador garante a climatização do ambiente, mas em contrapartida, o profissional tem a visão deturpada pela refração da luz, prejudicando no procedimento laboratorial. (Foto 9)
Nessa oportunidade, a sala destinada à esterilização, está em desuso, uma vez que a autoclave encontra-se estragada há mais de ano. (Foto 10)
Os móveis imobiliários da unidade estão, em sua maioria, desgastados havendo a necessidade de reposição de mesas, cadeiras e armários.
A ausência de ventilação adequada, estende-se a todas as dependências da unidade restando um ambiente desagradável, desconfortável e insalubre.
É possível observar que tais problemas se acarretam devido à falta de manutenção, causado pela desídia com o dinheiro público. Tais problemas poderiam facilmente ser sanados por uma manutenção periódica.
É o relatório.
GABINETE VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS