No dia 05 de janeiro de 2023, as assessoras Simone Guimarães e Synara Zatti, do gabinete do Vereador Prof. André, realizaram visita de ofício à Unidade Básica de Saúde Familiar Dr. Ademar Guedes de Souza, localizada na Rua Wilsom Mangini Marques, n° 153,  Res. Mata do Jacinto, Campo Grande/ MS, CEP 79033-283. (Foto 1)

Fomos atendidas por um servidor que acompanhou toda a visita, mostrando a unidade e trazendo informações acerca do atendimento oferecido e das principais demandas.

I – DA VISTORIA

Observou-se a necessidade de revitalização da pintura externa e substituição do piso na parte frontal da unidade, os quais encontram-se consideravelmente manchados, acarretando uma aparência obscura, vindo a causar impressão negativa aos servidores e usuários da unidade, visto que está visualmente poluída. (Foto 2)

A recepção para atendimento dos usuários, está com o ambiente repleto de irregularidades, tais como, infiltrações, mofo, iluminação precária, goteiras e rachaduras, restando em um local insalubre, sem as mínimas condições de permanência  e atendimento. (Foto 3 e 4)

A climatização da unidade encontra-se prejudicada devido aos equipamentos de ar condicionado serem extremamente obsoletos, ventiladores insuficientes, bem assim quando inexistentes em determinados ambientes. Situação esta, corroborada na sala de curativos que não há qualquer tipo de equipamento para arrefecer o local, restando em um local extremamente tórrido e inadequado. (Fotos 5 e 6)

Com relação aos computadores e internet utilizados pelos servidores da unidade educacional, aqueles não suprem às rotinas administrativas pertinentes à repartição, tanto ao setor administrativo quanto aos profissionais de saúde, uma vez que ambos restam obsoletos e morosos. (Foto 7)

O mobiliário, destinado aos servidores, necessita de substituições, uma vez que estão desgastados ou então avariados. Igualmente, alguns armários encontram-se com grotescas ferrugens e, por estarem alocados em consultórios, faz-se urgente suas substituições, uma vez que estes são ambientes que exigem a ausência de quaisquer contaminantes. (Fotos 8 e 9)

Observou-se que há satisfatoriamente quantitativo suficiente de sanitários na unidade, tanto para uso de servidores, quanto para uso dos usuários. Entretanto, é evidente a ausência de banheiro com acessibilidade, dificultando ou impossibilitando aos PCD ‘s. (Foto 10)

Com o propósito de fornecer uma qualidade de água aos que utilizam dessa repartição, faz-se mister conserto iminente da parte hidráulica em um dos bebedouros instalados na unidade, uma vez que está com considerável vazamento, incorrendo em grotescas infiltrações e mofo.(Foto 11)

A farmácia demanda de uma adequada climatização, sendo que, mesmo com a existência de ar condicionado, por sinal obsoleto, como os demais da unidade, não consegue atingir uma adequada graduação térmica, rezando ineficaz a conservação dos medicamentos.(Foto 12)

II – DA CONCLUSÃO 

Observamos que a unidade, apesar das adversidades acima elencadas, empenha-se em oferecer as melhores condições aos usuários e servidores. Entretanto, no intuito da continuidade ao bom andamento da repartição, o presente relatório juntamente com as fotos da visita em comento, serão encaminhados aos órgãos competentes para conhecimento e as devidas providências.

Destacamos, por fim, que a razão que se faz o envio deste ofício para a unidade vistoriada é tão somente para o seu conhecimento e não com o fim de responsabilizá-los, pois, sabemos, que cabe a administração da cidade e da respectiva pasta referido encargo de manutenção e melhorias.

É o relatório.

Campo Grande – MS, 05 de janeiro de 2023

GABINETE DO VEREADOR PROF. ANDRÉ LUIS

Inscreva-se para receber as últimas novidades

Fique por dentro da rotina do gabinete e receba informações sobre ações sociais, utilidade pública, campanhas, etc.

    Como prefere ser chamado(a)? (necessário)

    Qual o seu email? (necessário)

    Qual o seu telefone? (melhor se for WhatsApp)

    Veja a nossa Política de Privacidade aqui.

    [related_posts]